Tarefa 6 – Curso REP! – Vanessa Aparecida da Silva
Função
Professora de educação infantil e ensino fundamental I
DRE / Unidade Educacional
Santo Amaro
Escola
EMEI.Jardim Maria Luiza
TEMA: O NOVO NORMAL NO CHÃO DA ESCOLA
JUSTIFICATIVA: Tendo a pandemia alterado nossas vidas e a rotina da escola, torna-se necessário pensar no retorno e como o novo normal vai adentrar os muros escolares, como receber o corpo docente, as famílias e crianças que passaram por diferentes situações durante o período de isolamento social. É de máxima importância nos preparamos para que todos os envolvidos na comunidade escolar tenha um recepção adequada e que vise o ser humano acima de tudo como um ser social dotado de sentimento, medos e perdas, sendo assim a proposta a ser apresentada, abordaram como público alvo os docentes e os demais integrantes da escola, com a finalidade de preparar a escola para este novo normal e acolher as crianças e sua família.
FINALIDADE: Preparar os docentes equipe de apoio, para o novo recomeço, despertar no grupo um olhar mais atento as crianças e familiares no retorno as atividades.
OBJETIVO: Mobilizar os docentes e equipe de apoio, ter um olhar diferenciado, ao novo normal, levando em conta a história de vida de cada família. Criar um espaço de diálogo entre escola e famílias, refletir sobre a importância da escola no território ao qual ela está inserida.
O resultado que esperamos como o desenvolvimento da sequência é a promoção de uma escola de qualidade que visa, uma educação integral tendo a criança como sujeito construtor de sua história.
DURAÇÃO: 30 dias.
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE:
- Roda de conversa, com apresentação do tema;
- Reflexão sobre Educação Integral, com a exposição do vídeo: https://www.facebook.com/watch/live/?v=712821679495637&ref=watch_permalink
- Dinâmica em grupo com construção de cartazes, expressando o que é uma escola de qualidade, e quais os recursos que temos dentro de nosso território para construção de uma nova escola;
- Exposição do filme Escritores da Liberdade;
- Reflexão do filme e comparativo, como o território ao qual pertencemos;
- Roda de conversa, como o tema Democracia, direitos humano e medicação de conflitos, utilizando o currículo da cidade educação infantil páginas de 19 a 34 e 43 a 62:
- Exposição do vídeo: https://youtu.be/XoynKRRrFeU ;
- Reflexão sobre o tema explicitado no filme;
- Exposição final dos temas abordados, espaço de escuta para que todos compartilhe o que sentiu durante o processo de formação e quais os que mais achou relevante na formação.
AVALIAÇÃO: A avaliação se dará continuamente, na observação das praticas do grupo diante a recepção das famílias e das crianças.
Referências
PARLAMENTO, E. D. (16 de 04 de 2020). ESCOLA DO PARLAMENTO . Fonte: FACEBOOK: https://www.facebook.com/watch/live/?v=712821679495637&ref=watch_permalink
PEDAGOGICA., S. P. (2019). CURRICULO DA CIDADE: EDUCAÇÃO INFANTIL. SÃO PAULO: SME/COPED.
PRECISO, R. E. (15 de 06 de 2020). RESPEITAR E PRESCISO. Fonte: RESPEITAR E PRECISO: https://www.facebook.com/watch/live/?v=712821679495637&ref=watch_permalink