Tarefa 6 – Curso REP! – Vanessa Aparecida da Silva

Data

8 de julho de 2020

Cursista

Vanessa Aparecida da Silva

Função

Professora de educação infantil e ensino fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

EMEI.Jardim Maria Luiza

TEMA: O NOVO NORMAL NO CHÃO DA ESCOLA

 

JUSTIFICATIVA: Tendo a pandemia alterado nossas vidas e a rotina da escola, torna-se necessário pensar no retorno e como o novo normal vai  adentrar os muros escolares, como receber o corpo docente, as famílias e crianças que passaram por diferentes situações durante o período  de isolamento social. É de máxima importância nos preparamos para que todos os envolvidos na comunidade escolar tenha um recepção  adequada e que vise o ser humano acima de tudo como um ser social dotado  de sentimento, medos e perdas, sendo  assim a proposta a ser apresentada, abordaram como público alvo os docentes e os demais integrantes da escola, com a finalidade de preparar a escola para este novo  normal  e acolher as crianças e sua família.

FINALIDADE: Preparar os docentes equipe de apoio, para o novo recomeço, despertar no grupo um olhar mais atento as crianças e familiares no retorno as atividades.

OBJETIVO: Mobilizar os docentes e equipe de apoio, ter um olhar diferenciado, ao novo normal, levando em conta a história de vida de cada família. Criar um espaço de diálogo entre escola e famílias, refletir sobre a importância da escola no território ao qual ela está inserida.

O resultado que esperamos como o desenvolvimento da sequência é a promoção de uma escola de qualidade que visa, uma educação integral tendo a criança como sujeito construtor de sua história.

DURAÇÃO: 30 dias.

 SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE:

  • Roda de conversa, com apresentação do tema;
  • Reflexão sobre Educação Integral, com a exposição do vídeo: https://www.facebook.com/watch/live/?v=712821679495637&ref=watch_permalink
  • Dinâmica em grupo com construção de cartazes, expressando o que é uma escola de qualidade, e quais os recursos que temos dentro de nosso território para construção de uma nova escola;
  • Exposição do filme Escritores da Liberdade;
  • Reflexão do filme e comparativo, como o território ao qual pertencemos;
  • Roda de conversa, como o tema Democracia, direitos humano e medicação de conflitos, utilizando o currículo da cidade educação infantil páginas de 19 a 34 e 43 a 62:
  • Exposição do vídeo: https://youtu.be/XoynKRRrFeU ;
  • Reflexão sobre o tema explicitado no filme;
  • Exposição final dos temas abordados, espaço de escuta para que todos compartilhe o que sentiu durante o processo de formação e quais os que mais achou relevante na formação.

AVALIAÇÃO: A avaliação se dará continuamente, na observação das praticas do grupo diante a recepção das famílias e das crianças.

 

Referências

PARLAMENTO, E. D. (16 de 04 de 2020). ESCOLA DO PARLAMENTO . Fonte: FACEBOOK: https://www.facebook.com/watch/live/?v=712821679495637&ref=watch_permalink

PEDAGOGICA., S. P. (2019). CURRICULO DA CIDADE: EDUCAÇÃO INFANTIL. SÃO PAULO: SME/COPED.

PRECISO, R. E. (15 de 06 de 2020). RESPEITAR E PRESCISO. Fonte: RESPEITAR E PRECISO: https://www.facebook.com/watch/live/?v=712821679495637&ref=watch_permalink