Tarefa 6 – Curso REP! – Valdirene de Almeida Jorge e Sene

Data

7 de julho de 2020

Cursista

Valdirene de Almeida Jorge e Sene

Função

Prof. Educação Infantil e Fund I

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

Emei Jardim Imperador

TEMA: O RETORNO COM UM NOVO OLHAR

TEMPO DE PROPOSTA: Cinco dias consecutivos pós retorno das aulas e depois 2 vezes por mês até o final do ano.

OBJETIVOS: O acolhimento que é o carro chefe do projeto, escuta, esperança, perdas, sentimentos, amor e força.

JUSTIFICATIVA: Neste momento de distanciamento social, de pandemia, isso tudo tem mexido muito com as nossas vidas, nosso psicológico, nossa mente. Estamos todos muito fragilizados, com muito medo e a preocupação com o depois, com o que vem a seguir, o que será amanhã está muito aflorada. E nesses dias turbulentos, com aulas online, não temos como cobrar de nossos alunos a assiduidade e a entrega de atividades. Temos que lembrar que tanto eles como nós estamos passando por situações que não é parte do nosso cotidiano e que nossas rotinas foram interrompidas abruptamente, sem termos tempo de nos preparar para isso.

Tivemos muitas perdas de pessoas da família, perdas de emprego, muitos passando necessidades, fomos privados no contato com nossos amigos, não ouvimos nada mais nada menos do que falar em corona vírus, uso de máscaras, lavagem das mãos, limpeza de casa, de mercadorias de nós.

E para o nosso retorno, temos que ter o cuidado e um olhar diferenciado para os nossos alunos e seus familiares, saber recebê-los, e num primeiro momento esquecer que existem conteúdos e praticar a escuta e o acolhimento, mostrando segurança, compaixão, amor e união para que todos se sintam acolhidos e bem. Com toda essa situação, aprendemos a olhar para dentro de nós, rever muitos conceitos e atitudes e sobretudo a olhar e pensar no outro e isso sim foi um aprendizado que levaremos para a vida e devemos passar aos nossos alunos.

Com tudo isso, podemos desenvolver um lindo projeto, com falas e escutas, com transformações de angústias em aprendizado para todos.

METODOLOGIA: Preparar um ambiente acolhedor para a chegada dos alunos, com fotos, enfeites, alegrias, boas vindas, um café preparado com muito carinho para recepcionar as famílias, uma boa conversa para tranquilizá-los e poderem sentir em nós a segurança que havia antes e por fim deixar bem claro o que pretendemos fazer a partir desse retorno.

ATIVIDADES: Prepara as salas e os espaços da escola com brinquedos, cantinhos diversificados, espaços externos preparados para recebê-los, contar histórias, fazer pinturas, brincadeiras diversas e reunir materiais para uma bela exposição.

AVALIAÇÃO: Este projeto será elaborado e acompanhado em conjunto onde haverá o envolvimento de toda a comunidade escolar, professores, gestores, grupo de apoio da escola.

Valdirene de Almeida Jorge e Sene