Tarefa 6 – Curso REP! – Tiago da Silva Germano
Função
Professor
DRE / Unidade Educacional
Penha
Escola
Emef Amadeu Amaral
Tiago da Silva Germano – RF 8094144
Proposta de ação para o retorno
Resumo: essa proposta destina-se à escola que busca incorporar a Educação em Direitos Humanos, apresentando aos estudantes e à comunidade escolar o que é a Educação em Direitos Humanos. Através dele serão trabalhados os seus objetivos e isso se traduz em ações na escola, incentivando uma participação mais ampla e motivada por parte dos estudantes que, promovam um evento que envolve toda a comunidade escolar.
Objetivos: promover Direitos humanos fundamentais que devem ser respeitados
na retomada da frequência a escolas; Fomentar o Direito à cuidados para a preservação da saúde e proteção contra a infecção pelo Coronavírus; Incentivar o Direito a um período de acolhimento e adaptação que lhe permita expressar seus sentimentos (angústias, medos, preocupações, alegrias) e suas reações a essa experiência de uma nova rotina; Ter o Direito a ser tranquilizada sobre possíveis problemas de adaptação da
criança devido ao período de afastamento da escola; Implantar o Direito a receberem uma orientação segura e periodicamente atualizada a respeito das medidas necessárias de cuidados com a saúde das
crianças e dos demais adultos que trabalham na escola ou creche;
Equipe de gestão: refletir, dialogar e promover tempos e espaços para reflexão da comunidade escolar sobre Educação em direitos humanos pós-pandemia.
Professores e funcionários: atuar em colaboração, para construir proposições de Educação em direitos humanos alinhadas aos objetivos ao contexto da escola.
Estudantes: desenvolver as ações e participar ativamente das proposições apresentadas.
Outros setores da comunidade escolar e do entorno da escola: apoiar os estudantes, professores e gestores nas propostas e participar das atividades no decorrer da proposta.
Ações:
1) Criar grupos no Whats app para discutir os direitos humanos e como isso se dá no contexto da quarentena;
2) Fazer um mapeamento das dificuldades e levantar dados das sensações que os estudantes estão vivenciando nesse período de pandemia, por meio de questionário on-line.
3) Fazer a mediação desses conflitos apresentados nos dados do questionário com live agendada com os estudantes.
4) Buscar conjuntamente ações para o acolhimento e discussão das inseguranças apresentadas na volta às aulas.
5) Implantar as sugestões.
Referências:
CAMPOS, Maria Malta, et al, Para um retorno à creche e à escola que respeite os direitos fundamentais de crianças famílias e educadores. Brasil, 2020.