Tarefa 6 – Curso REP! – Tatiane Alves Vaz

Data

21 de julho de 2020

Cursista

Tatiane Alves Vaz

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

CEU EMEI CANTOS DO AMANHECER

 

Projeto Aniversariantes do Mês

Justificativa: 

O Interesse de desenvolver esse projeto, surgiu da escuta atenta dos alunos. Durante uma roda de conversa sobre a escola que desejavam, uma criança expressou sentir a falar de festa de aniversário. Esse desejo foi levado para os momentos de estudos (Jeif), para análise de sua execução.

Chegamos a conclusão de que festejar o aniversário é uma forma de lazer e atividade lúdica, que estreita laços sociais, enriquece a autoestima, celebra o presente, o passado e o futuro. Nesse sentido, esse projeto procura privilegiar relações onde as crianças dialoguem entre elas com atenção, sejam oportunizadas experiências ricas de histórias, culturas, ludicidade e linguagens , sejam abertos a considerar seriamente outras posturas, estejam preocupados com o coletivo, cuidando do crescimento dos outros membros do grupo.

Desenvolvimento:

A grande surpresa ao apresentar esse projeto a todos da Unidade Escolar foi a sua imediata aceitação e disponibilidade de todos em contribuir, visto que envolve todo o recurso humano da escola. Fizemos a apresentação do projeto a Equipe Gestora, a representante da equipe da cozinha , dos ATE’s e da equipe da limpeza.

Inicialmente enviamos um bilhete via agenda do aluno, com o intuito de descobrir se os responsáveis  possuíam o hábito de comemorar o aniversário de seus filhos(as), levando em  consideração a diversidade de religiões que possuímos  em nossas salas de aulas.   Feito isso, convocamos os pais que responderam que não comemoravam, para uma conversa individual com a coordenadora pedagógica, onde a mesma explicou sobre o projeto e deixou a cargo dos responsáveis a participação da criança. Os pais sempre são comunicados da festa com antecedência via agenda.

Apresentamos o projeto na reunião de APM(Associação de Pais e Mestres), com o intuito de ter o apoio dos pais e nos auxiliar a decidir alguns detalhes. Ficou decidido nesse dia que os pais iriam contribuir com alimentos para o bolo e a iria utilizar o dinheiro da APM para eventuais necessidades. Uma sugestão dos responsáveis que surgiu foi o registro desse momento e que futuramente a gente viesse a compartilhar com eles. Achamos bem pertinente a solicitação.

Esse projeto acontece desde o início do ano de 2019 na EMEI Cantos do amanhecer. As festas ocorrem bimestralmente, é feito decoração com bexigas e bolo fale, onde a turma se reúne para festejar os aniversários e tirar fotos. Os ATE’s, as professoras de módulos e as readaptadas são responsáveis pela organização do espaço. Após o almoço é servido o bolo( fizemos uma votação com as crianças para definir o sabor).Comemoramos também o aniversário dos membros da escola.

Recentemente conseguimos adquirir uma impressora e estamos enviando para casa uma foto em papel fotográfico (adquirido com recurso da APM), também compartilhamos todas as fotos na página do Facebook da escola( http://CEU EMEI Cantos do Amanhecer)

No dia da festa é possível visualizar o envolvimento de toda a equipe escolar. Nossa Equipe Gestora faz questão de acompanhar de perto , não só providenciando os recursos , mas também auxiliando a servir as crianças. Ao  longo do projeto, percebemos que nesse dia  em especial precisaria estar todo o quadro de funcionários na unidade, visto que fugíamos um pouco da rotina. Decidimos em conjunto que na medida do possível todos evitariam faltar nessa data.

As contribuições dos pais aumentaram na medida que visualizaram na prática a alegria, o desejo de seus filhos de participar desse dia.

Esse projeto não possui data de término, incorporamos no nosso planejamento.

Objetivos:

Promover a valorização do ser;

Prover vivências  grupo;

Homenagear os alunos/aniversariantes do mês com um dia especial;

Propiciar segurança e valorização afetiva;

Promover a integração social entre todos da escola;

Realizar o desejo de muitas crianças em comemorar junto aos colegas da escola o seu aniversário;

Proporcionar sempre o melhor para as crianças que frequentam a escola pública

Resultados Esperados:

Consideramos o projeto aniversariantes do mês um movimento privilegiado de comunicação, escuta , expressão e de crescimento dos grupos. É também uma atividade séria e produtiva, sem dela excluir a emoção, a afetividade, o respeito a diversidade e o prazer do convívio social( incluindo conflitos)

 

Essa é a lembrança que a criança leva do dia do seu aniversário

Nesta foto estão as cozinheiras da escola e a ATE(auxiliar técnico educacional) da secretaria.

O momento tão esperado: o parabéns

Cada festa elaboramos uma decoração

O bolo tem cobertura e recheio