Tarefa 6 – Curso REP! – TANIA FIDELIS DE OLIVEIRA BATISTA

Data

24 de julho de 2020

Cursista

TANIA FIDELIS DE OLIVEIRA BATISTA

Função

Peif

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

EMEI CAMPO LIMPO VI

CURSISTA: Tania Fidelis de Oliveira Batista                                   RF: 773.009-8

[email protected]

 

SUMÁRIO

 

 

TEMA  ========================================== 1
JUSTIFICATIVA  ========================================== 1
FINALIDADE  ========================================== 1
OBJETIVOS  ========================================== 2
DURAÇÃO ========================================== 2
Pré volta às aulas ============================ 2
Durante a volta às aulas ======================= 2
  Pós volta às aulas ============================ 3
AVALIAÇÃO  ========================================== 3
BIBLIOGRAFIA ========================================== 3

 

 

TEMA

 

“Educação em direitos humanos, para uma volta segura e acolhedora nas escolas”

 

JUSTIFICATIVA

 

Estamos em tempos inéditos para a nossa geração, vivendo em meio a uma pandemia em que a melhor forma de se lidar com ela é o isolamento social. Assim cada vez mais, sentimos a necessidade das relações sociais, afinal a importância de alguma coisa jamais fica tão clara do que quando somos privados dela. Trazendo esta situação para o âmbito da educação, mais precisamente para a Educação Infantil onde as crianças estão se desenvolvendo de forma ímpar em todos os aspectos, fica mais evidente essa necessidade, pois a privação de contato com outras crianças gera lacunas em um momento delicado, uma vez que essas experiências são responsáveis por formar as estruturas física e psíquica do ser humano. Além disso é através das interações das crianças com outras crianças que se desenvolvem funções como a autorregulação, a capacidade de controlar os próprios impulsos, de direcionar os desejos, bem como o processo de individuação, bases para todo desenvolvimento e aprendizado futuro e isso constitui-se com um direito delas.

Diante deste cenário, e pensando no Artigo 3º da Declaração Universal dos direitos humanos que diz: “Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”, a volta às aulas deverão suprir muitas das necessidades criadas neste período acrescentadas às que já existiam. Neste sentido é que esse projeto foi pensado, com o intuito de promover o respeito entre a escola e sua comunidade, também em parceria com os equipamentos públicos e privados em sua localidade. Por isso, este presente projeto tem o alvo de se pautar nos Direitos Humanos para serem pensadas maneiras de entender e suprir essas necessidades, como por exemplo: dando informações claras e precisas de como as crianças serão tratadas neste “novo normal” dentro da escola e de quais cuidados as famílias devem adotar em relação Covid19.

Este projeto será realizado na EMEI Campo Limpo VI, que tem matriculas nesta Unidade Escolar cerca de 500 alunos de 4 a 6 anos, composta de 18 salas, em média com 35 alunos cada sendo, 4 salas de Infantil I e 4 salas de Infantil II por período, manhã e tarde.

 

FINALIDADE

 

Envolver todas as instâncias da escola para esta volta às aulas, sua equipe administrativa, docente e equipe de apoio. Também o Conselho de Escola, a APM bem como sua Comissão de Mediação de Conflitos.

Tenho por finalidade também, envolver os equipamentos públicos ou privados da comunidade para nos dar apoio para esta volta. Este apoio consiste em divulgar informações que a escola julgar necessárias e importantes e no caso da nossa UBS ou ONG’s, que possam nos fornece profissionais da saúde para fazer palestras de acolhimento e esclarecimento quanto aos perigos, prevenção ou até mesmo como lidar com o isolamento social e a perda de entes queridos que faleceram por causa do Covid19.

 

OBJETIVO

 

Acolher os alunos e suas famílias;

Informar as condições, mudanças e ajustes deste “novo normal”

Receber os alunos com toda a segurança possível para eles e para os funcionários da escola;

Tranquilizar as famílias ao deixarem seus filhos na escola.

 

DURAÇÃO

 

A duração do presente projeto será entre a data da volta às aulas, até o final ano letivo de 2020. Para que este projeto aconteça serão necessárias ações, pré e pós volta às aulas, bem como no momento que esta volta ocorrer. Seguem as ações tomadas nos tempos:

 

Pré volta às aulas:

 

Dar ampla divulgação de como será a volta às aulas, quanto aos horários, salas que deverão voltar e do que ocorrerá nesta volta. Para isso, serão usadas parcerias com os equipamentos públicos e privados, tais como: estabelecimentos comerciais, condomínios, a UBS e ONG’S vizinhas à EMEI.

Ministrar formação para todos os integrantes da Unidade Escolar, incluindo a equipe de apoio: pessoal da limpeza, merenda e vigilância, além dos gestores e equipe docente. Esta formação deverá ser clara ao expor o papel de cada um nesta nova rotina, deixando claro seus deveres e pensando em uma educação em direitos humanos, principalmente deixando claro seus direitos.

 

Durante a volta às aulas:

 

No primeiro dia, ao invés de começarmos direto a sala de aula, deverá iniciar esta nova etapa com uma Palestra realizada por um profissional da saúde, em parceria com a UBS próxima. A finalidade desta palestra deve ser de informar, acolher e tranquilizar as famílias para que se sintam seguras para deixarem seus filhos na escola. Também já agendar outras palestras com estes profissionais para tratar de outros assuntos, por exemplo, a perda de pessoas na morte, ou como lidar com as feridas emocionais que esta pandemia causou.

Também fazer um tour na escola com as famílias e depois com as crianças, para mostrar quais foram as medidas tomadas para lidar com este vírus e tornar conhecidas novas formas de agir dentro da escola.

Aproveitar o momento para mapear as situações que nossa comunidade vivenciou durante o isolamento social, quantos contraíram o Covid19, quantos perderam entes queridos, vizinhos ou pessoas conhecidas na morte, como se sustentaram neste período, com quem as crianças ficaram, se elas acompanharam as atividades propostas no nosso blog, entre outras, que servirão como base para nossas ações dentro e fora da sala de aula.

 

Pós volta às aulas:

 

Agendar palestras em parceria com a UBS da região, de preferência mensais para tratarmos de temas que foram indicados no mapeamento feito na volta.

Elaborar um projeto para a escola que tenha como tema os Direitos Humanos, para que as crianças entendam quais são e o que são seus direitos, também como forma de acolhimento a elas após este período separados dos professores e dos coleguinhas.

Manter todas as medidas de prevenção.

 

AVALIAÇÃO

 

A avaliação será continua, ou seja, será observada a nova rotina em que iremos nos submeter. Deveremos nos atentar se nossas medidas de acolhimento, tranquilização e respeito tem alcançado o resultado desejado, ou se precisamos rever e replanejar nossas práticas. Caso a rotina demonstre que estamos no caminho certo, poderá ter desdobramentos para a continuidade do presente projeto para o próximo ano letivo,

 

BIBLIOGRAFIA

 

https://www.tjpr.jus.br/documents/12054912/12392126/Projeto+-+Educa%C3%A7%C3%A3o+em+Direitos+Humanos+Por+uma+Cultura+de+Paz+nas+Escolas+-+PONTA+GROSSA.pdf/48d3cf9f-7602-7492-bd25-6487b16c0302

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/14691-como-falar-sobre-direitos-humanos-na-escola

https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/direitos-humanos/e-viavel-um-projeto-pedagogico-para-os-direitos-humanos

https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/06/24/como-sera-a-volta-as-aulas-presenciais-em-sao-paulo.htm

https://www.colegioflorenca.com.br/blog/educacao-infantil-tempos-pandemia/

https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf

http://respeitarepreciso.org.br/wp-content/uploads/2020/07/TAREFA-FINAL-DO-CURSO.docx