Tarefa 6 – Curso REP! – Tânia Aparecida Ferreira

Data

4 de agosto de 2020

Cursista

Tânia Aparecida Ferreira

Função

Auxiliar técnico de educação

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

Conjunto habilitacional valo velho

De acordo com os estudos durante as aulas deste curso ficou claro que: Nós os adultos somos responsáveis pelo aprendizado das crianças em Direitos Humanos, com nossos exemplos de atitudes , diante das diversidades que encontramos no cotidiano escolar. Direitos são conquistados com lutas e os alunos, precisam saber disso e que isso seja discutido e ensinado, dentro e fora do currículo escolar, o regime democrático e politico em sua plenitude na realidade em que deveria ser tratado é uma forma de conduta de vida.

Diante da realidade da Unidade Escolar (EMEI) onde trabalho o Projeto que visualizo como um ótimo trabalho a ser realizado para a comunidade escolar e seu entorno, no território em que estamos situada é que no início do próximo ano letivo, pós pandemia, é que o PPP (Projeto Politico Pedagogico) seja elaborado em cima dos livros do projeto RESPEITAR É PRECISO, que foram enviados para a U.E. no Estudo dos Direitos Humanos, Sujeito de Direito, Escola Democratica, Mediação de Conflitos, Diversidade e Discriminação, Respeito e Humilhação, Respeito na Escola, o Corpo Docente; a Equipe  Gestora; o   Quadro de Apoio, que se reúnem para a organização da unidade escolar, e para elaborarem o PPP que será estudado e desenvolvido durante o ano letivo, elaboraremos como estudar e partilhar com a comunidade estes estudos e práticas.

Durante as reuniões pedagógicas  estudaremos um dos livros como momento de formação continuada no ambiente escolar, de acordo com a formação: discutiremos; e elaboramos como se dará a partilha do estudo, que será trabalhada com a comunidade:

  • Momento Equipe escolar: em reunião pedagógica  na prática da  Democracia Escolar, Mediação de Conflitos entre gestão e Docentes  e  Docente e Familiares dos alunos com VOZ e ESCUTA RESPEITOSA.
  • Momento alunos: de acordo com o projeto e organização do professor o tema será discutido com VOZ e ESCUTA RESPEITOSA. durante as pequenas rodas de conversa em momentos de   organização e linha do tempo de cada sala e dinamica das aulas.
  • Momento  pais ou responsáveis: em encontros mensais, assim, a comunidade participará e vivenciará do PPP. da U.E com VOZ e ESCUTA RESPEITOSA.

minha proposta com esse trabalho é que aconteça uma maior interação entre: gestão, professores, funcionários, alunos e seus familiares que todos vivencie  a prática de uma escola democrática e aconteça em sua plenitude e transforme este espaço escolar num ambiente de trabalho e de convivência  mais confiante, respeitoso e agradável é um trabalho em longo prazo mas que com o desenvolver e adequação dos projetos se mostrará um espaço de formação  de respeito e de reflexão.