Tarefa 6 – Curso REP! – Sueli aparecida teixeira

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Sueli aparecida teixeira

Função

Preofessor de educacao infantil e fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

Emei Dorina Nowill

Proposta de ação : Escola de Pais a partir da escuta das crianças nas rodas de conversa, com enfoque na Educação de Direitos Humanos

 

Justificativa:

Sentimos através das rodas de conversa com as crianças e do contato com as famílias que necessitamos continuar uma  Formação – Escola de Pais que já ocorreu há 4 anos em nossa unidade de trabalho e que precisou ser interrompida. Sinto a ausência da família ainda na escola, uma participação maior nas reuniões, campanhas e atividades desenvolvidas através da importância de se zelar pelo pleno desenvolvimento de nossas crianças, que são o nosso futuro.

Vejo a necessidade de após registrar devidamente com as crianças nas rodas e com os pais um mapeamento sobre o que entendem por Educação de Direitos Humanos ( direitos e deveres, respeito e valorização da diversidade e envolvimento das famílias nas atividades desenvolvidas na escola ), organizar  com as crianças dinâmicas e palestras a respeito do tema proposto, pois acreditamos que onde a criança esta envolvida a família também estará. Se faz necessário que a família entenda que a escola é extensão de sua casa, como diz Mario Sérgio Cortella, a escola cabe dar continuidade a educação que se recebe em casa, a escola cabe dar a formação.

Sendo eu professora na unidade, e representante da comissão de mediação, meu comprometimento na realização da proposta é de 100%, pois já estou engajada nesta ação durante essa quarentena, junto das famílias vida whatsapp ( através de audios, chamadas de vídeo, textos, orientações, videos, brincadeiras e dinâmicas)

Público Alvo: Comunidade ( crianças e famílias )

Envolvidos: Gestão Escolar, Comissão da Mediação, Funcionários e professores, alunos e suas respectivas famílias

Objetivo :

Maior participação da comunidade( as famílias ) nas atividades desenvolvidas na escola, e propor uma formação as famílias trabalhando com eles os princípios da Educação de Direitos Humanos ( seus direitos, seus deveres, o respeito e a valorização da diversidade, universalização e envolvimento maior nas atividades propostas pela escola pela comunidade ). Esperamos com essas formações através de dinâmicas, palestras, jogos trazer a comunidade com maior frequência nas atividades desenvolvidas com as crianças.

Resultados esperados: maior frequência e envolvimento da comunidade nas atividades e reuniões escolares.

Duração: Após o acolhimento no retorno as aulas presenciais, vejo uma ação que deve ser continua, de um ano a outro, até porque somos educação infantil e nosso público muda a cada ano sai uma turma e entra outra.

Ações:

  • roda de conversa : crianças
  • mapeamento: familias
  • dinâmicas 1 vez ao mês ao sábados
  • palestra/curso 1 vez ao mês ao sábados
  • campanha com as crianças : nossos direitos e nossos deveres através de vídeos e músicas
  • construir com as famílias cartazes sobre direitos humanos  e nossos deveres

Avaliação : a cada ação realizada quantificar através de uma lista de presença e uma palavra escolhida pelo grupo, ao final do ano letivo, verificar através de um gráfico a frequencia das familias nas atividades da escola( dia da familia, reuniões, mostra cultural, etc)