Tarefa 6 – Curso REP! – Sônia Lino de Paula

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Sônia Lino de Paula

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

EMEF Wanda Ovídio Gonçalves

Emef: Wanda Ovídio Gonçalves

Profa. Sônia Lino de Paula

Dre: São Miguel

Tema do Projeto: Eu Respeito!

Objetivo geral: Trabalhar as relações pessoais dos estudantes e da comunidade escolar em geral, incentivando os debates para solucionar os conflitos na nossa unidade escolar.

Objetivos específicos: Promover diálogos entre os estudantes para o levantamento de dados de ocorrências na nossa unidade escolar, dar “voz e vez” aos nossos estudantes para que possam ter oportunidades de discutir algumas formas efetivas para resoluções dos conflitos na unidade escolar. Promover palestras formativas sobre a importancia do respeito e da solidariedade entre toda a comunidade escolar ( que conhecemos bem e não é fácil, porém com dedicação conseguiremos melhorá-la).

Cronograma : ano letivo

Desenvolvimento: 

  • Organizar uma reunião inicial para organizar as estratégias para o levantamento de dados e registros de conflitos em nossa unidade escolar;
  • Revisitar os livros de ocorrências de todos os periodos de aula;
  • Produzir “formulários” para aqueles que estão em quarentena ( pandemia), para que os alunos, funcionários e docentes respondam e participem opinando sobre as ocorrencias e as formas que deveriam ser solucionados os conflitos da nossa Emef.
  • Promover palestras sobre as mediações de conflitos, trazendo palestrantes da rede parceira de apoio e também os professores do curso “Respeitar é preciso”( porque são maravilhosos e entendem as problemáticas encontradas em nossas Emefs…)
  • Promover reuniões para eleições dos membros da comissão do projeto, de forma democrática e participativa
  • Estabelecer com os membros as medidas a serem tomadas , baseando-se na legislação vigente dos Direitos Humanos e em ações propostas pelo grupo para as resoluções de problemas. Sugiro utilizar os materiais disponibilizados no curso “Respeitar é preciso”, que são ótimos e tem uma enorme diversidade de livros, videos, atividades,etc. (são enriquecedores demais…)
  • Oportunizar a participação de pais e responsáveis da comunidade , de forma democrática;
  • Implantar projeto com ações efetivas levantadas e discutidas e avaliadas pelos membros da mediação de conflitos (estudantes, professores, coordenadores, gestão escolar e membros da comunidade local da nossa Emef.
  • No projeto, estabelecer dias, horários, local,divulgação das pautas das reuniões, convocações dos membros, incentivos e divulgações dos trabalhos.

Avaliação : Deverá ser contínua, ao longo do ano letivo, discutindo a eficácia das ações, realizando alterações necessárias, verificando resultados através de gráficos e considerar e valorizar o perfil dos nossos estudantes, funcionários, docentes e gestão da nossa Emef Wanda, que é bem característico. Registrar todas as reuniões e compartilhar com todos  os temas levantados e as ações que será efetivadas democraticamente. Considerar que antes da pandemia, iniciamos algumas reuniões que deverão ser retomadas na pós pandemia e agregar novos dados, novas questões como acolhimento dos estudantes e todos os membros , considerando ainda, a dificuldade que encontramos neste período, inserindo nas pautas os momentos de escuta de todos e da abertura de novos debates pertinentes ao momento de pandemia que estamos vivendo.

Obs: Agregar ao projeto os materiais do curso “Respeitar é preciso”, material riquíssimo.

Projeto : Eu Respeito! Profa. Sônia Lino de Paula - Emef Wanda Ovidio Gonçalves - Dre São Miguel