Tarefa 6 – Curso REP! – Simone da Silva Ribeiro

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Simone da Silva Ribeiro

Função

Prof ed inf. / Coordenadora pedagógica

DRE / Unidade Educacional

Ipiranga

Escola

EMEI Cidade do Sol

Curso Práticas Pedagógicas na Escola – Respeitar é Preciso

Proposta de Ação

Tema : Garantindo as práticas democráticas em meio a pandemia

Justificativa:

Diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19,as escolas, em sua grande maioria,foram duramente atacadas, seja em sua dinâmica e rotina , seja nas relações que se distanciaram e se enfraqueceram. Na unidade em que trabalho não foi diferente,de um dia para o outro vimos os vínculos se rompendo diante de um distanciamento que parece não ter fim. Essa ação foi pensada para ser aplicada antes e depois do retorno ás aulas, ela nasce da necessidade de se refazer os vínculos, as relações interpessoais e renovar a esperança na mudança que o momento nos impôs.

Organizações envolvidas na ação:

Através do Conselho Escolar buscaremos fortalecer as ações pensadas e organizar e envolver os diferentes setores da unidade.

Finalidade:

Buscamos através da ação dar vez e voz aos diversos segmentos e fortalecer as práticas democráticas na unidade.

Objetivos:

O objetivo dessa ação é oportunizar e valorizar a participação dos membros da unidade independente de suas ocupações ou do desempenho de variadas funções.

Duração:

A ação durará o tempo que o grupo julgar necessário para que o acolhimento e a escuta sejam garantidos.

Ações desenvolvidas :

Pensamos em realizar reuniões utilizando os meios virtuais para acessarmos os pais das nossa crianças , professoras, quadro de apoio e também os funcionários das empresas que prestam serviços dentro da unidade; nessas conversas iremos priorizar acolher e sanar as dúvidas e anseios com relação ao retorno e permanência das crianças e adultos na escola, o uso dos espaços e materiais  da escola apresentaremos aos pais e funcionários, a oportunidade de participar de um comitê que se responsabilizará por mediar e conduzir as reuniões, as escutas e o acolhimento e as ações práticas. Esse espaço de escuta e acolhimento deverá se tornar um ambiente prazeroso onde as pessoas se sintam valorizadas,acolhidas e em segurança para opinarem e decidirem  o que for viável para a unidade; estreitamento de vínculos omo confiança e solidariedade serão parte dessa conversas e dessas ações.

Avaliação:

A avaliação acontecerá mediante o registro dos relatos dos presentes nas ações e também através da participação nas ações realizadas.