Tarefa 6 – Curso REP! – Silvandira de Oliveira Santos
Função
Professora da Sala de Recursos Multifuncionais
DRE / Unidade Educacional
Santo Amaro
Escola
Emef Elza Maia Costa Freire
Proposta de trabalho para o retorno às aulas Pós-Pandemia
Roda de ideias e sugestões
JUSTIFICATIVA
Este projeto surgi da necessidade de estimular uma interação entre os alunos, professores e gestores que permaneceram por muito tempo sem desenvolver nenhuma atividade presencial devido à pandemia do Corona Vírus.
Diante das temáticas que foram discutidas e estudadas ao longo do curso “Respeitar é preciso”, resolvi trabalhar com os alunos e professores a valorização de si e do outro na sociedade atual e ter como foco principal o respeito às ideias e propostas, tanto dos professores, gestores como a dos alunos na criação de projetos que possam melhorar o convívio dentro da unidade escolar, buscando construir a identidade de nossa escola com alicerces vindos de todas as partes que formam nossa comunidade escolar, criando o “empoderamento” de nossos alunos e alunas ao longo do percurso.
O presente projeto justifica-se pela necessidade de após esse longo período de isolamento, alunos e professores poderem resgatar a confiança e a segurança entre si e poder relatar seus medos, inseguranças e dúvidas, criando assim, espaços de certezas e alegrias no retorno do normal dentro da unidade escolar.
A intenção é que nossos alunos frente a essas dinâmicas possam adquirir confiança e força para que possam intervir no âmbito social e familiar na construção de uma sociedade mais justa ética e moralmente, uma vez que, a educação, enquanto constructo humano, é pensada como forma de intervenção no mundo.
Público alvo do Projeto:
Professores, gestores e alunos da Unidade Escolar
OBJETIVO GERAL
- Desenvolver junto aos professores e alunos uma reflexão e sensibilização sobre os sentimentos e as relações em tempos de isolamento social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Trabalhar com a valorização e a autoestima da comunidade escolar em tempos de pandemia;
- Valorizar os sentimentos e as ações por meio da escuta e do respeito pelo próximo, contribuindo para a construção da identidade dos alunos;
- Criar, entre os alunos, professores e gestão uma cultura de escuta entre todos, para que todas as opiniões e ideias sejam respeitadas;
- Promover a integração e valorização das ideias e opiniões de nossos alunos.
METODOLOGIA
Para alcançar os objetivos propostos, o grupo de professores da escola fará de início circulos de debates com os alunos e gestores da unidade escolar para que eles também possam participar do processo de escuta e possam colaborar nas atividades com mais conhecimento e domínio dos temas que serão debatidos.
Os alunos irão pesquisar sobre temas que queiram levar para as rodas de escuta, formarão pequenos grupos de pesquisa e selecionarão os tópicos mais interessantes para podermos realizar um debate.
Depois das rodas de escuta e debates, orientados pelos professores, os alunos sempre assistirão à pequenos vídeos referentes ao tema que será sempre sugerido pelos alunos.
Todos os encontros terão registros feitos pelo professor envolvido nas atividades, sempre se reunindo com os alunos e alunas para sanar as dúvidas e incentivá-los na conclusão das atividades.
Para a elaboração das atividades citadas acima serão utilizados todos os espaços físicos disponíveis na escola como a sala de vídeo, sala multimídia, pátio, sala de informática e de leitura e recursos materiais como retroprojetor, jornais, revistas, livros referentes aos temas, vídeo clipes, músicas, projetor de slides, filmes, CDs e outros materiais que venham a ser necessários no decorrer do desenvolvimento do projeto de acordo com as sugestões dos alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de maneira contínua por meio de debates, considerando as falas dos participantes e as ideias que irão surgindo em cada atividade em colaboração com a comunidade escolar.