Tarefa 6 – Curso REP! – Silvandira de Oliveira Santos

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Silvandira de Oliveira Santos

Função

Professora da Sala de Recursos Multifuncionais

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

Emef Elza Maia Costa Freire

Proposta de trabalho para o retorno às aulas Pós-Pandemia

Roda de ideias e sugestões

 

JUSTIFICATIVA

Este projeto surgi da necessidade de estimular uma interação entre os alunos, professores e gestores que permaneceram por muito tempo sem desenvolver nenhuma atividade presencial devido à pandemia do Corona Vírus.

Diante das temáticas que foram discutidas e estudadas ao longo do curso “Respeitar é preciso”, resolvi trabalhar com os alunos e professores a valorização de si e do outro na sociedade atual e ter como foco principal o respeito às ideias e propostas, tanto dos professores, gestores como a dos alunos na criação de projetos que possam melhorar o convívio dentro da unidade escolar, buscando construir a identidade de nossa escola com alicerces vindos de todas as partes que formam nossa comunidade escolar,  criando o “empoderamento” de nossos alunos e alunas ao longo do percurso.

O presente projeto justifica-se pela necessidade de após esse longo período de isolamento, alunos e professores poderem resgatar a confiança e a segurança entre si e poder relatar seus medos, inseguranças e dúvidas, criando assim, espaços de certezas e alegrias no retorno do normal dentro da unidade escolar.

A intenção é que nossos alunos frente a essas dinâmicas possam adquirir confiança e força para que possam intervir no âmbito social e familiar na construção de uma sociedade mais justa ética e moralmente, uma vez que, a educação, enquanto constructo humano, é pensada como forma de intervenção no mundo.

 

Público alvo do Projeto:

Professores, gestores e alunos da Unidade Escolar

 

OBJETIVO GERAL

  • Desenvolver junto aos professores e alunos uma reflexão e sensibilização sobre os sentimentos e as relações em tempos de isolamento social.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Trabalhar com a valorização e a autoestima da comunidade escolar em tempos de pandemia;
  • Valorizar os sentimentos e as ações por meio da escuta e do respeito pelo próximo, contribuindo para a construção da identidade dos alunos;
  • Criar, entre os alunos, professores e gestão uma cultura de escuta entre todos, para que todas as opiniões e ideias sejam respeitadas;
  • Promover a integração e valorização das ideias e opiniões de nossos alunos.

 

METODOLOGIA

 

Para alcançar os objetivos propostos, o grupo de professores da escola fará de início circulos de debates com os alunos e gestores da unidade escolar para que eles também possam participar do processo de escuta e possam colaborar nas atividades com mais conhecimento e domínio dos temas que serão debatidos.

Os alunos irão pesquisar sobre temas que queiram levar para as rodas de escuta, formarão pequenos grupos de pesquisa e selecionarão os tópicos mais interessantes para podermos realizar um debate.

Depois das rodas de escuta e debates, orientados pelos professores, os alunos sempre assistirão à pequenos vídeos referentes ao tema que será sempre sugerido pelos alunos.

Todos os encontros terão registros feitos pelo professor envolvido nas atividades, sempre se reunindo com os alunos e alunas  para sanar as dúvidas e incentivá-los na conclusão das atividades.

Para a elaboração das atividades citadas acima serão utilizados todos os espaços físicos disponíveis na escola como a sala de vídeo, sala multimídia, pátio, sala de informática e de leitura e recursos materiais como retroprojetor, jornais, revistas, livros referentes aos temas, vídeo clipes, músicas, projetor de slides, filmes, CDs e outros materiais que venham a ser necessários no decorrer do desenvolvimento do projeto de acordo com as sugestões dos alunos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá de maneira contínua por meio de debates, considerando as falas dos participantes e as ideias que irão surgindo em cada atividade em colaboração com  a comunidade escolar.