Tarefa 6 – Curso REP! – Sandy katherine weiss de almeida

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Sandy katherine weiss de almeida

Função

Assistente de diretor

DRE / Unidade Educacional

Jaçanã / Tremembé

Escola

Cei ceu jaçanã

Elaboração de uma proposta de ação para envolver toda a comunidade escolar.

Pensando em toda situação em que estamos vivenciando a partir do novo e de novas formas de comportamento, não temos como dissociar a escola, e consequentemente a educação dessa contextualização.

Dessa forma, tanto políticas públicas, como ações estão sendo pensadas na escola a partir desse novo normal, que se espera quando as crianças voltarem para a unidade.

Pensando nessas ações, toda a equipe gestora, assim como, o corpo docente e discente devem pensar em formas de interação entre todos, mesmo a distância agora, como também quando voltarmos a nossa rotina escolar.

Justificativa: A justificativa do meu projeto se apoia na mediação, seja de conflitos, ou mesmo como esses alunos e toda a equipe irão retornar para a unidade, pensando nas mortes pelo COVID-19 que passaram, perca de entes queridos, mudança na rotina, desigualdade social, entre outros.

Dentro da escola, mesmo de portas fechadas, tenho notado o grande problema de variados tipos de violência vividas pelos nossos alunos. Saber lidar com esses conflitos, que sempre chegam nas unidades é de extrema importância, visto que a escola salva vidas com suas ações e intervenções.

Assim, identifico que a escola possui potencial para mediação desses conflitos, aprender, reagir, estabelecer processos de pensar, sempre pontuando que esse aluno, ou família sintam-se partes integrantes da escola, e de sua comunidade local.

Quais organizações da UE estarão envolvidos como protagonistas: Pensar nessas ações de mediação precisam do envolvimento de todos, partindo desde a comunidade local, corpo docente, discente, equipe gestora, além do Conselho de escola, pensando em medidas eficazes para atingir os objetivos da unidade, a APM, com a participação dos pais e da comunidade, além de órgãos como CEFAI, Conselho Tutelar, entre outros.

Finalidade:-Acredito que evitar conflitos e tentar mediar os já existentes é de extrema valia, considerando que muitas famílias ficaram desamparadas durante esse período de pandemia, o que gerou inúmeros desafios e marcas em nossa comunidade/alunos, especialmente as famílias com muita vulnerabilidade social e financeira. Assim, pensar em ações que minimizem as marcas deixadas pela pandemia é muito importante e a escola pode auxiliar nessa retomada e reconsideração dos problemas evidenciados.

Objetivos/Resultados esperados: Acredito que a mediação desses problemas enfrentados pelas famílias, além dos devidos encaminhamentos para cada problema (saúde, psicológico,social,etc..) pode colaborar com a retomada da vida dessas famílias, tornando menos punitivo esse período em que passaram longe de assistências necessárias.

Espera-se dessa forma, que essas famílias possam ser sentir seguras novamente, podendo contar com o aliado do ambiente escolar, além da retomada das atividades normais, garantindo o estudo e a alimentação das crianças no período em que se encontram na unidade.

Assim, espero que menos casos de ocorrência envolvendo violência tanto para os familiares, como para os próprios alunos diminua, além da proteção escolar garantida pela unidade, durante o período em que a criança se encontra na mesma.

Duração: Acredito que será um trabalho que dure no mínimo 3 meses, podendo ser reconsiderado de acordo com o andamento do mesmo.

Quais serão as ações? –

  • Receptividade das famílias;
  • Compreender o que aconteceu durante esse período de pandemia, tanto pela perspectiva dos alunos, quanto das famílias;
  • Mediar essas falas;
  • Estabelecer os encaminhamentos necessários;
  • Reestabelecer parcerias com os órgãos necessários;
  • Avaliar as ações e reavaliar;
  • Avaliação – Contaremos com as avaliações da própria equipe da unidade, além das famílias envolvidas nesse processo de escuta ativa, através de relatos e formulários durante a mediação até a finalização da mesma.