Tarefa 6 – Curso REP! – SANDRA BATISTA MARIOLA MENDES

Data

29 de julho de 2020

Cursista

SANDRA BATISTA MARIOLA MENDES

Função

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

DRE / Unidade Educacional

Butantã

Escola

EMEI PROFESSORA NIDA MALDI CORAZZA

 

ATIVIDADE FINAL PARA CONCLUSÃO DO CURSO RESPEITAR É PRECISO, INSTITUTO VLADIMIR HERZOG 2020.

 

Professora:  Sandra Batista Mariola Mendes – EMEI Educadora Nida Maldi Corazza

Nome do projeto: Mediação de Conflitos e Comunicação não Violenta.

Data do desenvolvimento: Decorrer do ano letivo de 2021.

Participantes: Integrantes do grupo de Mediação de Conflitos da EMEI Educadora Nida Maldi Corazza, e outros profissionais que se interessarem.

Referências: Livro comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais de Marshall Rosenberg.

Somos uma equipe pequena na unidade escolar e uma das professoras que compõe o grupo de mediação de conflito nos apresentou esse método após fazer um curso sobre comunicação não violenta na UMAPAZ Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Objetivos:

  • Encontros preferencialmente presenciais na unidade escolar, formando um grupo de estudos para conhecermos o método proposto por Marshall Rosenberg.
  • Pretensão de desenvolver o método para proporcionarmos conversas mais empáticas e ampliação do olhar compassivo proposto nesta obra.
  • Ampliar e atuar em melhores condições e subsídios nas mediações de conflitos com abordagens mais pontuais nas demandas dentro da unidade educacional.

Desenvolvimento do Projeto:

Definiremos a periodicidade dos encontros deste grupo de estudos numa reunião no início das aulas, após retorno do isolamento social para ajustar calendário referente ao ano letivo de 2021.

A proposta é iniciarmos com a leitura e discussão do livro, bem como conversarmos sobre as ideias que surgirem a partir dessa leitura, contextualizando com o cotidiano da unidade escolar.

Avaliação:

Esse grupo de estudo pretende manter uma regularidade formativa onde os olhares serão ampliados e a avaliação ocorrerá durante todo o processo de formação em Educação em Direitos Humanos o que propiciará um resultado muito positivo em relação a Mediação dos Conflitos que eventualmente surgirem na UE e entorno, facilitando assim as relações interpessoais, bem como propiciando um ambiente saudável e educativo para gestão, educadores e alunos.

Data: 27/07/2020.

Sandra Batista Mariola Mendes.