Tarefa 6 – Curso REP! – Rosangela Lira Rodrigues

Data

4 de agosto de 2020

Cursista

Rosangela Lira Rodrigues

Função

Professora de Educação Infantil

DRE / Unidade Educacional

Freguesia do Ó / Brasilândia

Escola

CEI Jardim Vista Alegre

Mapeamento

 

Rosangela Lira RODRIGUES[1]

 

RESUMO: A presente atividade dará enfoque à importância do mapeamento no âmbito escolar, e como o conhecimento dos elementos que permeiam a comunidade escolar são importantes para a formação dos nossos educadores, educandos e todos os envolvidos na ação pedagógica. Respeitando e compreendendo a complexidade dos dados apresentados.

PALAVRAS-CHAVE: Mapeamento, Educação; Escola; Respeito; Formação; Desenvolvimento; Crianças; Relacionamentos.

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

Esta atividade mostrará a importância do mapeamento dentro do conceito da formação educacional, e como ele pode contribuir para o desenvolvimento pedagógico e alinhar-se à educação em direitos humanos.

Compreendendo que se faz necessário implantar tal ação a fim de conhecer essa comunidade, criar uma boa interação com as famílias, e construir novas situações positivas, que favoreçam um melhor ambiente, e que agregue vários olhares e percepções, tendo seu potencial alcançado, enriquecendo o processo de aprendizado dos educandos.

 

 

 

1.1 Justificativa

 

O que me impulsionou a tratar desse tema, foi à própria complexidade do assunto, confesso que nunca tinha pensado no valor do mapeamento para a escola, mesmo que há no PPP dados sobre a comunidade local, acredito que nunca tenha visto tal ação sendo realizada a fim de agregar valor aos dados obtidos. Ainda mais no intuito de conhecer a comunidade, facilitar o relacionamento entre os pares, com as famílias ou para aperfeiçoar os espaços e recursos da escola. Tais questionamentos e curiosidades fizeram com que eu me sentisse impelida a pensar a respeito do assunto, a pensar em como o ato de mapear poderia ajudar minha unidade escolar e nossa comunidade. Por isso me aprofundei na aula fornecida pelo Instituto Vladimir Herzog de forma a garantir uma melhor ação partindo do meu olhar como professora e me vi surpreendida quão vasto esse tema consegue ser, e quantas informações e esclarecimentos relacionados podemos obter.

Percebi a importância de pesquisar as diversas formas de utilizar os dados recolhidos e registrados e em como levá-los a discussões em reuniões de formação docente, conselho de escola e APM, para que a partir da troca de experiências, valores e ideias um novo olhar fosse direcionado sobre o tema, novas ações fossem implantadas, e quais recursos seriam empregados para que possamos superar dificuldades que poderão aparecer durante o processo de conhecer nossa realidade.

 

1.2 Finalidade

 

Enfrentar aspectos que preocupam e inquietam a comunidade, construir uma nova realidade a partir dos dados levantados por meio do mapeamento, a fim de garantir o desenvolvimento dos educandos, um ambiente de trabalho e de estudo norteado pelo respeito muito, ampliando o direito de fala de todos, efetivando assim a gestão democrática.

 

 

1.3 Objetivos

 

Objetivos gerais

  • Identificar problemas e potencialidades, desenvolver meios de criar um bom relacionamento entre escola e família, escola e comunidade a fim de garantir pleno desenvolvimento dos educandos e assegurar uma gestão democrática que compreenda e respeite o valor de todos no processo educativo.
  • Analisar como se dará a ação, quem participará, quais espaços serão utilizados e quanto tempo se despenderá para implantar tais práticas, para assim alcançar o objetivo proposto, e garantir espaço de fala e escuta de todos.
  • Reconhecer a história de cada escola, e a importância de todos, incluindo seu trabalho, sua vivência e realidade.

 

Objetivo específico:

 

Verificar e identificar os aspectos facilitadores para essa ação se efetivar, possibilitando aos envolvidos se tornarem cidadãos participantes,que fazem a diferença para nossa sociedade, sujeitos críticos e capazes de refletir e transformar o meio em que vivem.

 

 

1.4 Resultados esperados

Criar um espaço de fala e escuta, onde a comunicação é valorizada e apreciada, onde o cuidar está atrelado ao ouvir, a observar, a postura, e ao gesto. Pois a comunicação deve ser uma via de mão dupla, porque estamos falando de ações positivas que potencialize o espaço escolar e favoreça os sujeitos de direito ao pleno desenvolvimento, tanto no aspecto cognitivo quanto no afetivo-social. Através das parcerias podemos garantir esse desenvolvimento e possibilitar um espaço onde há confiança e respeito.

 

1.5 Duração

           Essa ação deve ser realizada a cada semestre identificando as demandas e realidades que surgirem, para assim, por meio das reuniões de formação docente, reuniões de pais, conselho de escola, haja trocas de experiências e saberes acerca dos dados levantados, e qual caminho a ser traçado. O importante é sempre revisitá-lo e ampliar seu conteúdo, transformá-lo sempre que necessário, pois a prática de conhecer as dificuldades e potencialidades de sua comunidade nunca deve ser perdida, e sim visitada sempre que possível. Pensando sempre que estamos em tempos de pandemia e que um mapeamento se fará necessário também, para a retomada das atividades pedagógicas e durante as mesmas, portanto já devemos estar preparados e pensarmos no que seria interessante sabermos para fortalecer os nossos vínculos e efetivar toda a ação aqui proposta.

 

 

1.6 Avaliação

 Para verificar os resultados, acredito que a troca de diálogo fale por si, mesmo assim acredito que uma sondagem efetiva com todos os envolvidos seja importante para saber quais são as suas impressões sobre a comunidade escolar, reuniões com todos os seguimentos para conhecer suas ideias e anseios sobre o tema, e assim tomar novas diretrizes sempre que necessário a fim de garantir que os objetivos não se percam, e que todos tenham seu direito à fala resguardada e respeitada.

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Entender que realizar um mapeamento na escola também é importante, pois ele é mais uma ferramenta para aperfeiçoar nossa ação pedagógica. Acima de tudo é um exercício de diálogo, um caminho que pode nos levar a  lugares aonde queremos chegar, mesmo se isso implicar em revisitá-lo quantas vezes forem necessárias, que ele pode ser fundamental na aprendizagem dos educandos, e que negar o seu papel na escola é talvez renegar a nossa própria história de aprendizagem.

Para que isso ocorra de maneira efetiva torna-se necessário mostrar a todos a importância do mapeamento, qual sua finalidade e envolver todos os seguimentos nesta ação. Sendo que a utilização desse recurso de forma errônea é o principal ponto negativo deste processo, por isso, é necessário lembrar que o sucesso pedagógico de qualquer trabalho vai depender da postura da comunidade escolar durante as ações apresentadas.

Assim, o papel da comunidade escolar durante o processo de mapeamento deve considerar todas as dificuldades que surgirão, mas também as grandezas que essa ação pode provocar em nossa meio, e com a participação coletiva de todos.