Tarefa 6 – Curso REP! – Rosângela dos Reis Santos
Dimensão:
Gestão Democrática
Justificativa:
Durante o distanciamento social causada pelo Covid 19, sentimos muitas dificuldades no contato e interação com as famílias, muitas vezes não tínhamos a participação em nenhuma demanda solicitada.
Finalidade:
Fortalecer a integração da escola com o território no qual está inserida, visando maior participação das famílias e representantes da comunidade local.
Envolvidos: Comunidade escolar – Gestão e Comissão de Mediação de Conflitos.
Objetivos:
- Engajar da comunidade escolar;
- Identificar dentro da comunidade escolar os melhores canais de comunicação;
- Discutir a participação ativa das famílias e dos agentes locais.
Ações:
- Diagnosticar o melhor caminho de comunicação- a fim de convidar professores, gestores e colaboradores em geral, além de estudantes, famílias e interlocutores da comunidade próxima para fazerem parte do Comitê Local;
- Comitê Local – Um grupo formado por todos os segmentos da escola, com a finalidade de integrar diferentes atores do território em que está situada para pensar os desafios da escola e elaborar ações e estratégias para melhorá-la no âmbito da participação e interação da comunidade escolar;
- Diagnóstico das Práticas Educativas e Democráticas da Escola – diagnosticar as práticas educativas e democráticas da escola no período de pandemia;
- Mapeamento das oportunidades educativas do território próximo à escola- atividade para encontrar espaços e organizações que possam contribuir com a educação, e é também uma ação de mobilização. Ao convocar as pessoas a olhar para nossas cidades com esse propósito, apresentamos a ideia de que a educação também acontece fora da escola e pode complementar e apoiar o trabalho dos professores.
Duração: A duração será de acordo com a participação e interação da comunidade escolar.
Avaliação: A avaliação será contínua.