Tarefa 6 – Curso REP! – Rosângela Alves de Azevedo

Data

4 de agosto de 2020

Cursista

Rosângela Alves de Azevedo

Função

Professor de educação infantil e ensino fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

Emei JD americanopolis

Nome: Rosângela Alves de Azevedo

PROJETO: DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA

Respeitar o outro é tarefa que deve ser aprendida desde a infância, dentro da família, escola e na sociedades. Neste contexto espero contribuir com melhores práticas de respeito mútuo entre os membros da escola, comunidade e nossas crianças, por meio do aprofundamento do estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Para que o projeto venha ocorrer de forma prazerosa e significativa, a participação de toda comunidade escolar bem como suas famílias é imprescindível para o aprofundamento e aprendizado de todos os envolvidos.

O ambiente escolar tem sem dúvida uma função importantíssima no sentido de levar a criança a entender a vida e as formas de conviver como outro, e por isso é importante a parceria de todos no processo de ensino e aprendizagem com o foco nos Direitos Humanos. Fazendo com que as crianças e adultos envolvidos aprendam, vivenciem e pratiquem o respeito como ponto de partida em suas ações.

 

OBJETIVO

Instigar e estimular as crianças, familiares e comunidade escolar a respeitar os outros, entendendo seus direitos e deveres. Reconhecer valores como: amor, igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito. Situando a criança no presente, para que ela se sinta parte integrante da história.

METODOLOGIA

Inicialmente irei apresentar o tema a ser trabalhado em reunião de professores, gestores, quadro de apoio, funcionários da cozinha e limpeza. Para que todos venham contribuir e participar para o bom andamento do projeto Direitos Humanos na Educação Infantil no retorno das aulas presenciais. Posteriormente a apresentação do projeto será feita em reunião de pais e sala de aula para nossas crianças.

A partir da leitura e apresentação da Declaração Universal dos Direitos Humanos serão desenvolvidos várias estratégias propostas pelos professores, crianças e comunidade escolar que estão dentro do projeto e outros que surgirem no dia a dia.

As atividades serão desenvolvidas em sala de aula, sala de vídeo, áreas externas, pátio, parque, murais e fachada da EMEI.

PROCEDIMENTOS

  • Leitura de textos explicativos, histórias infantis, poemas, documentários, filmes, releituras de obras, historias em quadrinhos, confecção de cartazes com os Direitos Humanos;
  • Desenhos relacionados ao tema, murais com direitos e deveres;
  • Músicas, coreografia e atividades com desenho, pintura e modelagens;
  • Entrevistas com funcionários da Emei e familiares, palestras e rodas de conversa;
  • Fóruns com todas equipe escolar, crianças e familiares;
  • Teatro com fantoches, contos, fabulas partindo do tema proposto;
  • confecção do baú dos Direitos e Deveres;
  • Dia da família na escola com a temática em Direitos Humanos (Oficinas).

Duração: O Projeto será realizado durante o ano letivo no  retorno as aulas presenciais.

COM ESTE PROJETO ESPERO QUE AS CRIANÇAS, SEUS FAMILIARES E TODA COMUNIDADE ESCOLAR REFLITA E PRATIQUE O RESPEITO MÚTUO, CONHEÇA SEUS DIREITOS E DEVERES PARA QUE JUNTOS POSSAMOS CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR PARA SE VIVER E CONVIVER RESPEITANDO UNS AOS OUTROS.

Material de apoio:

Cadernos do Respeitar: EDH para todas as idades, Respeito na escola, Sujeitos de Direitos.

Declaração Universal dos Direitos Humanos.