Tarefa 6 – Curso REP! – Rosane Aparecida Escardovelli

Data

4 de agosto de 2020

Cursista

Rosane Aparecida Escardovelli

Função

Diretor de escola

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

CEI Elizabeth Souza Lobo Garcia

Na gestão democrática a participação da comunidade escolar, dos colegiados, dos pares e alunos é fundamental para o fortalecimento das relações, do compromisso e desenvolvimento da responsabilidade frente aos atos decididos. 

Frente a estes desafios é  imprescindível  que haja confiança, promoção contínua do diálogo e discussões significativas para o bem comum. Para tanto, se faz necessário aguçar a escuta e dar voz a todos mediando situações de possíveis conflitos (o que é saudável). Nesta perspectiva, todos são protagonistas nos atos decisórios.  

Em nossa Unidade Escolar – CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, promovemos o fortalecimento dos colegiados (APM, CONSELHO, ALUNOS, COMUNIDADE ESCOLAR E EQUIPE, CCM, CIPA), com discussões significativas, consultas, reuniões periódicas, votações , promovendo sempre a escuta da comunidade escolar, fortalecendo assim as parcerias, no sentido de proporcionar sempre o acolhimento, a integração e a participação efetiva de todos nos atos decisórios, sendo estes uma simples aquisição de materiais e ou algo maior como por exemplo analise, discussão e alteração do regimento escolar, um processo que as vezes parece simples mais é complexo que necessita a mediação do docente são as votações com as crianças geralmente para efetivação de uma escolha (filme, aquisição de um brinquedo para o parque, brincadeiras, passeios etc). Estes acontecimentos não fáceis, pois muitas vezes levam a frustação momentânea dos participantes, por entre aspas, acreditarem que perderam. A Unidade Escolar em que ser acolhera, respeitar a diversidade , ou seja as diferenças dentro das suas diferenças e acima de tudo não deixar ninguém de fora. 

– reuniões qualitativas APM, CONSELHO DE ESCOLA  E CCM – neste momento estão sendo realizados via aplicativos; 

– reuniões de pais – acolhedora; 

– dia da família – integração/acolhimento; 

– atendimento educacional e administrativo com respeito e qualidade; 

– caixa de sugestões e  

– utilização dos recursos e ferramentas: telefone, watsApp, facebook, clasroom etc para no momento atual ouvir as famílias; 

–  assembleias infantis; 

– formação de professores e equipe de apoio. 

– assembleias infantis; 

– formação de professores e equipe de apoio. 

As ações são realizadas ao longo de todo o ano letivo. 

Esforços para o bem comum com discussões coletivas é muito trabalhoso, mas necessário para o exercício da democracia e a cidadania, neste processo sempre temos o que aprender e ensinar e acima de tudo fortalecer as parcerias para a construção e consolidação do PPP.