Tarefa 6 – Curso REP! – Rosane Aparecida Escardovelli
Função
Diretor de escola
DRE / Unidade Educacional
São Mateus
Escola
CEI Elizabeth Souza Lobo Garcia
Na gestão democrática a participação da comunidade escolar, dos colegiados, dos pares e alunos é fundamental para o fortalecimento das relações, do compromisso e desenvolvimento da responsabilidade frente aos atos decididos.
Frente a estes desafios é imprescindível que haja confiança, promoção contínua do diálogo e discussões significativas para o bem comum. Para tanto, se faz necessário aguçar a escuta e dar voz a todos mediando situações de possíveis conflitos (o que é saudável). Nesta perspectiva, todos são protagonistas nos atos decisórios.
Em nossa Unidade Escolar – CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, promovemos o fortalecimento dos colegiados (APM, CONSELHO, ALUNOS, COMUNIDADE ESCOLAR E EQUIPE, CCM, CIPA), com discussões significativas, consultas, reuniões periódicas, votações , promovendo sempre a escuta da comunidade escolar, fortalecendo assim as parcerias, no sentido de proporcionar sempre o acolhimento, a integração e a participação efetiva de todos nos atos decisórios, sendo estes uma simples aquisição de materiais e ou algo maior como por exemplo analise, discussão e alteração do regimento escolar, um processo que as vezes parece simples mais é complexo que necessita a mediação do docente são as votações com as crianças geralmente para efetivação de uma escolha (filme, aquisição de um brinquedo para o parque, brincadeiras, passeios etc). Estes acontecimentos não fáceis, pois muitas vezes levam a frustação momentânea dos participantes, por entre aspas, acreditarem que perderam. A Unidade Escolar em que ser acolhera, respeitar a diversidade , ou seja as diferenças dentro das suas diferenças e acima de tudo não deixar ninguém de fora.
– reuniões qualitativas APM, CONSELHO DE ESCOLA E CCM – neste momento estão sendo realizados via aplicativos;
– reuniões de pais – acolhedora;
– dia da família – integração/acolhimento;
– atendimento educacional e administrativo com respeito e qualidade;
– caixa de sugestões e
– utilização dos recursos e ferramentas: telefone, watsApp, facebook, clasroom etc para no momento atual ouvir as famílias;
– assembleias infantis;
– formação de professores e equipe de apoio.
– assembleias infantis;
– formação de professores e equipe de apoio.
As ações são realizadas ao longo de todo o ano letivo.
Esforços para o bem comum com discussões coletivas é muito trabalhoso, mas necessário para o exercício da democracia e a cidadania, neste processo sempre temos o que aprender e ensinar e acima de tudo fortalecer as parcerias para a construção e consolidação do PPP.