Tarefa 6 – Curso REP! – Rosana Alvesdos Santos

Data

4 de agosto de 2020

Cursista

Rosana Alvesdos Santos

Função

Professor Educ Inf e Fund I

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

Emei Estrada Turística do Jaraguá

Rosana Alves dos Santos

 

TAREFA FINAL: CURSO – RESPEITAR É PRECISO!

Proposta de ação para envolver toda a comunidade escolar

 

Proposta de Acolhimento, Sensibilização e Cuidados

 

Justificativa

No retorno as crianças e as famílias precisarão sentir-se acolhidas, afinal cada uma delas vem atravessando essa pandemia de uma forma diferente. Muitas famílias tiveram problemas envolvendo saúde, alimentação, perdas, luto, violência doméstica, estresse, depressão, ou seja, medos, traumas e incertezas diante desse retorno pós pandemia. Será fundamental acolher com empatia diálogo e muita sensibilidade.

 

Envolvidos

Educadores da Unidade Escolar, alunos, famílias, comunidade escolar, Conselho de Escola, Unidade Básica de Saúde e Palestrantes.

 

Finalidade

Buscar estratégias para um retorno acolhedor e seguro, respeitando as individualidades e o momento que cada família vem atravessando no cenário atual.

 

Objetivos

Conscientizar, refletir, dialogar, promover a escuta, acolher as famílias em suas necessidades, orientar e chama-los à participação.

 

Duração

Ano letivo, podendo estender-se por mais tempo, de acordo com o controle da pandemia.

 

Plano de Ação

  • Reunião com a equipe escolar e Conselho de Escola para organizar e traçar os caminhos a serem percorridos;
  • Ouvir as famílias sobre seus anseios e expectativas, levantando também sugestões para que o momento do aluno seja seguro tanto para ele, quanto para suas famílias e profissionais presentes no ambiente escolar;
  • Mapear as famílias em suas necessidades atuais;
  • Levantamento dos desafios e perdas durante a pandemia;
  • Criação de um Protocolo específico para nossa unidade, especificando cada espaço do nosso ambiente;
  • Orientações sobre os cuidados especificamente no ambiente escolar para os alunos e suas famílias;
  • Palestras em conjunto com a UBS que atende nossa comunidade e já realiza ações em parceria com nossa EMEI para orientações às famílias;
  • Palestras com especialistas elaboradas a partir das temáticas que forem relevantes para os problemas apontados no mapeamento a fim de ir de encontro com as necessidades da comunidade escolar;
  • Elaboração de um Projeto para esse retorno;
  • Construção de uma nova rotina;
  • Adaptação dos alunos com a quantidade reduzida e período mais curto no ambiente escolar;
  • Elaborar novas estratégias para o brincar com segurança;
  • Manter a interação em EAD para contemplar aos alunos cujos pais optarem por deixarem seus filhos em casa até que a pandemia esteja realmente controlada.

Avaliação

Se dará por meio da observação, intervenções realizadas, participação das famílias, número de casos da doença detectados na escola e registros.