Tarefa 6 – Curso REP! – Rosana Alvesdos Santos
Função
Professor Educ Inf e Fund I
DRE / Unidade Educacional
Pirituba / Jaraguá
Escola
Emei Estrada Turística do Jaraguá
Rosana Alves dos Santos
TAREFA FINAL: CURSO – RESPEITAR É PRECISO!
Proposta de ação para envolver toda a comunidade escolar
Proposta de Acolhimento, Sensibilização e Cuidados
Justificativa
No retorno as crianças e as famílias precisarão sentir-se acolhidas, afinal cada uma delas vem atravessando essa pandemia de uma forma diferente. Muitas famílias tiveram problemas envolvendo saúde, alimentação, perdas, luto, violência doméstica, estresse, depressão, ou seja, medos, traumas e incertezas diante desse retorno pós pandemia. Será fundamental acolher com empatia diálogo e muita sensibilidade.
Envolvidos
Educadores da Unidade Escolar, alunos, famílias, comunidade escolar, Conselho de Escola, Unidade Básica de Saúde e Palestrantes.
Finalidade
Buscar estratégias para um retorno acolhedor e seguro, respeitando as individualidades e o momento que cada família vem atravessando no cenário atual.
Objetivos
Conscientizar, refletir, dialogar, promover a escuta, acolher as famílias em suas necessidades, orientar e chama-los à participação.
Duração
Ano letivo, podendo estender-se por mais tempo, de acordo com o controle da pandemia.
Plano de Ação
- Reunião com a equipe escolar e Conselho de Escola para organizar e traçar os caminhos a serem percorridos;
- Ouvir as famílias sobre seus anseios e expectativas, levantando também sugestões para que o momento do aluno seja seguro tanto para ele, quanto para suas famílias e profissionais presentes no ambiente escolar;
- Mapear as famílias em suas necessidades atuais;
- Levantamento dos desafios e perdas durante a pandemia;
- Criação de um Protocolo específico para nossa unidade, especificando cada espaço do nosso ambiente;
- Orientações sobre os cuidados especificamente no ambiente escolar para os alunos e suas famílias;
- Palestras em conjunto com a UBS que atende nossa comunidade e já realiza ações em parceria com nossa EMEI para orientações às famílias;
- Palestras com especialistas elaboradas a partir das temáticas que forem relevantes para os problemas apontados no mapeamento a fim de ir de encontro com as necessidades da comunidade escolar;
- Elaboração de um Projeto para esse retorno;
- Construção de uma nova rotina;
- Adaptação dos alunos com a quantidade reduzida e período mais curto no ambiente escolar;
- Elaborar novas estratégias para o brincar com segurança;
- Manter a interação em EAD para contemplar aos alunos cujos pais optarem por deixarem seus filhos em casa até que a pandemia esteja realmente controlada.
Avaliação
Se dará por meio da observação, intervenções realizadas, participação das famílias, número de casos da doença detectados na escola e registros.