Tarefa 6 – Curso REP! – Roberto de Moraes

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Roberto de Moraes

Função

Assistente de Diretor

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

Emef Prefeito Wladimir de Toledo Piza

http://TEMA DO PROJETO: “UM OLHAR DE RECOMEÇO PARA AS PESSOAS” O

TEMA DO PROJETO:  “UM  OLHAR DE RECOMEÇO PARA AS PESSOAS”

 

O Projeto constitui num plano de ações educativas planejadas e articuladas com o objetivo de promover a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos, promovendo o diálogo intercultural, na medida em que denuncia as desigualdades e promove a diversidade e a igualdade. A educação em direitos humanos vai favorecer o reconhecimento dos diferentes grupos sociais e culturais, criando espaços para que seus valores, conhecimentos e tradições sejam valorizados, reconhecidos e respeitados, estimulando, portanto, o diálogo intercultural.

Público alvo: Comunidade residente ao entorno escolar, alunos, professores, gestores, funcionários, Grêmio, Comissão de Mediação de Conflitos, Conselho de Escola, Associação de Pais e Mestres, Unidade Básica de Saúde, equipe de apoio e parceiros.

Justificativa: A importância da conscientização por parte dos alunos e toda a comunidade, em  observar e se importar além de  entender a condição dos seres humanos mais necessitados  que nos rodeiam, praticando a empatia a solidariedade, utilizando  seus dons e talentos a favor do próximo.

Objetivos: Despertar a empatia em todos os envolvidos no projeto; Promover o engajamento coletivo e a participação individual como passos fundamentais para a concretização do evento; Possibilitar aos  profissionais, parentes e até vizinhos  a exercerem seus talentos em prol da comunidade atendendo as necessidades de quem vive no entorno escolar.

Desenvolvimento: Primeiramente, será realizado um levantamento com os alunos do ciclo de alfabetização até o ciclo autoral, sobre as necessidades, as desigualdades que os mesmos enfrentam na escola e também na comunidade. Feito isso, realizaremos alguns convites para profissionais da saúde física e mental, tais como: dentistas, psicólogos, médicos e também a pais e educadores que possam contribuir com seus talentos como: cabeleireiros, manicures, artesanatos, pinturas artísticas, palestras sobre mediação de conflitos, atividades esportivas, oficinas, iniciação e orientações sobre como iniciar uma horta em sua casa. Será um dia de cultura social e a igualdade de conhecimento para todos, onde cada profissional e cada parceiro oferecerá seu trabalho de forma voluntária a serviço de todos.

Duração: Um sábado a ser definido pelo Conselho de Escola, juntamente com a equipe organizadora do projeto.

Avaliação: O processo de avaliação será de forma contínua, valorizando a participação e o interesse de cada, tendo como premissa a manutenção constante do dialogo entre todos os pares.

 

Roberto de Moraes

RF: 7735537

Projeto constitui num