Tarefa 6 – Curso REP! – Regina Silvério

Data

2 de agosto de 2020

Cursista

Regina Silvério

Função

Peif

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

Emei Roque Spancer Maciel Professor

REGINA SILVERIO

Professora na instituição de ensino Emei Roque Spancer Maciel Professor em discussão com a comunidade escolar a opinão é unânime como bem sabemos, assim que os alunos atravessam o portão da escola, tudo o que acontece com eles é responsabilidade da instituição de ensino. E não é mistério para ninguém que o cenário pós-pandemia será ainda mais sensível.

Assim, os gestores têm que preparar o ambiente escolar, seguindo todas as medidas de saneamento recomendadas pelos órgãos oficiais da saúde, especialmente com a disponibilização dos materiais recomendados, como álcool gel e máscaras.

Além disso, de nada adianta possuir os aparatos de segurança e higiene se os funcionários não souberem utilizá-los. Portanto, sugere-se elaborar e desenvolver um plano de capacitação para toda equipe da escola com relação aos procedimentos e protocolos recomendados para o COVID-19.

Vale ressaltar ainda a prudência de já preparar um plano alternativo para o cenário com o retorno às aulas parcialmente, ou seja, com escalas por turma ou por alunos, segundo possíveis e plausíveis medidas estipuladas pelas autoridades governamentais.

Montar o plano de comunicação para o retorno das aulas envolvendo toda comunidade escolar, realizar formação e acolhimento da equipe dos educadores e familias. Cada um é responsavel por um papel importante nesse planejamento. Conversa com os alunos sobre todos os cuidados acolhimento dos aluno e famílias.

Orientar pais, alunos, funcionários e professores sobre procedimentos, protocolos e possíveis consequências da pandemia que vivemos.

Desenvolver campanhas de comunicação visual a serem implantadas nas redes sócias, e também cartazes de uma linguagem simples.

 

Turmas reduzidas, carteiras mais afastada,  janelas abertas, ambientes bem higienizados, todos de máscaras alunos, professores e funcionários e nada de aglomerações, nem mesmo no intervalo.

Organizar entrada e saída evitando aglomerações, entrada por um prtão saída pela outra, também podemos alternar os horários de entrada e saída cada sala entra e sai em horários diferentes com intervalos de 15 minutos para evitar aglomerações de crianças e familiares também instalar interfones nas salas para que seja interfonar  o nome da criança no horário da saída para que o responsável não precise ir até a porta da sala.

O retorno envolve um rígido protocolo de saúde e higiene com a desinfecção de escolas, tendas de desinfecção dos alunos na entrada, controle de temperatura, uso de máscaras, lavagem de mãos e instalação de torneiras e diretrizes a serem seguidas em caso de notificação da contaminação de alunos ou professores após o reinício das aulas.

A rotina dentro da sala de aula também precisa ser alterada afastamento das carteiras e distancia das crianças e professores todo material do aluno deve ser de uso individual. È necessário com a ajuda dos familiares em conversa com a criança para que não compartilhe seus objetos e nem materiais com o colega. Arejar e estar em área externa. È necessário um esforço coletivo de todos os envolvidos no processo para que os riscos sejam minimizados. Os protocolos devem ser seguidos a risca.