Tarefa 6 – Curso REP! – Regina Célia Chiarella Pereira

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Regina Célia Chiarella Pereira

Função

Prof ens fundll e médio / OSL

DRE / Unidade Educacional

Guaianases

Escola

Emef Senador Luís Carlos Prestes

Regina Célia Chiarella Pereira/ Emef Senador Luís Carlos Prestes

Trabalho final do curso respeitar é preciso.

 

Projeto Educação em Direitos humanos na escola.

 

Justificativa: Respeitar o outro é um processo que deve ser desenvolvido, trabalhado na escola e estendido até a casa dos estudantes e envolvendo toda comunidade escolar. Promover ações dentro da escola para que o aluno entenda que eles têm direitos, mas também tem deveres, mas que os adultos serão as pessoas que elaboraram ações para o desenvolvimento do projeto.

Objetivos: trabalhar com os alunos textos que falem sobre os direitos humanos;

Reuniões com todos os adultos da escola para traçarmos atividades e trabalharmos com os alunos de forma que eles entendam a declaração universal dos direitos humanos;

Incentivar o aluno a valorizar e respeitar a diversidade;

Reconhecer valores como: Amor, igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito.

Metodologia: Começaremos com uma reunião com todos os funcionários da escola para definir as estratégias e métodos que iremos fazer para abordar o tema com os alunos;

Após elaborar as estratégias e os conteúdos a serem trabalhados com os alunos faremos uma reunião com os responsáveis dos alunos para mostrarmos o projeto e como ele será realizado na escola.

Buscar conteúdos que permeiam as ações que iremos trabalhar com os alunos;

Propiciar rodas de conversa em sala de aula, com textos, vídeos sobre direitos humanos;

Trazer palestrantes para falar sobre esse assunto;

Uma vez por mês fazer uma reunião com os responsáveis pelos alunos para mostrar o andamento e as atividades feitas pelos alunos;

Buscar parcerias na comunidade de pessoas que possam nos ajudar neste projeto;

Realização de atividades dos conteúdos e eixos temáticos de forma interdisciplinar com o projeto.

Desenvolvimento:

O projeto terá duração de um ano abordando os temas que os professores irão levantar nas conversas feitas com os alunos e com os pais;

A proposta curricular, os materiais didáticos e a abordagem dos conteúdos durante as atividades em sala de aula representam uma grande contribuição para a formação cidadã e em valores. Assim, essa formação precisa ser revisitada e redirecionada para um olhar sobre como os Direitos Humanos estão sendo abordados no cotidiano escolar

Roda de conversa diária sobre assuntos atuais e importantes para os alunos: amor, família, escola, verdade, realidade, religião, amigos, história, músicas, brincadeiras, futuro e conteúdo dos eixos temáticos.

Observando que as pessoas são diferentes, é preciso entender que muitas atividades vão proporcionar o prazer em aprender para alguns e outros não. Para isso é preciso realizar as diversas atividades para que todos possam aprender com prazer.

 

 

 

 

RESULTADOS PREVISTOS

 

Os resultados previstos com a realização deste projeto é ter uma escola onde os alunos, professores, gestores, funcionários, pais e todos que fazem parte da escola aprenda o que é respeito e cidadania.