Tarefa 6 – Curso REP! – Regina Celia Cavalheiro Cirino

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Regina Celia Cavalheiro Cirino

Função

Auxiliar tecnico educação

DRE / Unidade Educacional

Guaianases

Escola

CEU EMEF INACIO MONTEIRI

Proposta: Ações necessárias na unidade escolar para o retorno as aulas pós pandemia.

Justificativa: Escolhi essa proposta devido estarmos nesse impasse do momento certo do retorno as aulas devido a pandemia que estamos vivendo e temos a necessidade de estarmos preparados para o momento do retorno.

Quem são os envolvidos? Todos os educadores da unidade, ou seja, professores, gestores, quadro de apoio, funcionários da limpeza e cozinha.

Finalidade: Planejamento do retorno as aulas de modo a conferir segurança e tranqüilidade a toda comunidade escolar.

Duração: pode-se prever um tempo para realizarmos o planejamento, porém quanto a colocarmos em pratica não podemos prever o tempo tendo em vista não sabermos quando essa doença será totalmente erradicada.

Ações:

Preparação do espaço físico respeitando o distanciamento de 1,5metros e normas de higiene pessoal e higienização dos ambientes.

Organização dos ambientes:

Salas de Aula, Refeitório, Cozinha, Banheiros, Salas de reunião, Almoxarifado, Entradas,  Balcão  de atendimento, Elevadores e escadas, Biblioteca, Áreas comuns de convivência (sala de professores, espaço de café etc.)

Distanciamento:

Controle de fluxo de entrada e saída; disposição de mesas e cadeiras; escalas de horários de refeições evitando aglomerações; organizar filas de esperas com demarcação no chão; escala de horário de entrada e saída dos alunos evitando aglomerações;

Higiene Pessoal:

Uso obrigatório de mascaras por todos; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% sempre na entrada e saída dos ambientes; garantir uso de IPI’s aos funcionários quando necessário

Higienização dos ambientes:

Limpeza de mesas e cadeiras a cada uso; limpeza dos diversos ambientes a cada uso; limpeza dos banheiros a cada 3 horas no mínimo.

Acolhimento aos alunos e comunidade:

Orientação à comunidade, principalmente sobre os sintomas, normas de higiene, orientações para a limpeza, riscos com o álcool gel, distanciamento social e a sinalização dos espaços para o uso comum, levando em consideração a distância dos objetos de 1,5 metros.

Acolhimento aos educadores:

Se faz necessário ações para que os educadores estejam preparados e principalmente sintam-se seguros para o retorno.