Tarefa 6 – Curso REP! – Regiane Cristina de Oliveira Santos

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Regiane Cristina de Oliveira Santos

Função

Prof.Ed inf. e Fund I

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

EMEF Ministro Synesio Rocha

PROJETO DIREITOS HUMANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

 

  • Justificativa: Tendo em vista o conteúdo abordado no curso “Respeitar é preciso”, podemos refletir sobre a importância da discussão acerca da Educação em Direitos Humanos.

Com base em tudo que foi abordado, considerando a realidade da minha Unidade Educacional, senti a necessidade de trabalhar a questão desde as séries iniciais. Percebi que em minha escola, os alunos pequenos não tem oportunidade de serem ouvidos nas suas necessidades, pois não possuem representatividade no Grêmio Estudantil e nem no Conselho de Escola. Entendo que toda representação estudantil deve ser estimulada desde cedo, pois ela aponta um caminho para a uma escola democrática.

Considerando o exposto, por meio deste projeto proponho a criação de um “Greminho” composto por alunos do Ensino  Fundamental I, para que eles possam defender seus direitos e interesses e aprender ética e cidadania na prática.

 

  • Quais organizações da UE estarão envolvidos como protagonistas: Alunos, professores, gestores, equipe de apoio, comunidade.

 

  • Objetivos:

 

  • Instigar o aluno e a comunidade escolar a respeitar os outros e entender seus direitos e deveres
  • Estimular os alunos desde a infância a defender seus direitos e interesses e aprender ética e cidadania na prática.
  • Situar o aluno como parte integrante da comunidade escolar e responsável por construir sua história.

 

  • Duração do projeto: O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo.

 

  • Metodologia:

 

  • Apresentação do tema para as crianças para que possam acompanhar o desenvolvimento e a proposta do projeto. Durante o ano tema será tratado de forma interdisciplinar.
  • Organização dos grupos interessados em representar os demais.
  • Campanha das chapas.
  • Eleição do “Greminho”.
  • Reuniões do “Greminho” com os representantes de cada sala, professores e gestores.
  • Levantamento das prioridades.
  • Desenvolvimento de atividades esportivas, culturais, sociais e de cidadania.

 

  • Avaliação: Os resultados previstos com a realização deste projeto é levar os alunos do Ensino Fundamental I a situar-se como parte integrante da comunidade escolar e responsável por ela. Com isso, espera-se que as crianças tenham um lugar de escuta para manifestar suas necessidades e anseios.

A avaliação será contínua, durante todo o processo, desde a escolha dos representantes, formação do Grêmio e atuação representativa do mesmo.