Tarefa 6 – Curso REP! – Paula Veronesi Batista Alves

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Paula Veronesi Batista Alves

Função

Coordenador Pedagógico

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

EMEI Elis Regina

PROJETO: INFÂNCIA E DIREITOS HUMANOS: É POSSÍVEL E NECESSÁRIO!

JUSTIFICATIVA:

É impossível pensar em infância sem considerar suas especificidades. As crianças estão em uma fase inaugural da vida, na qual enxergam a beleza de tudo que está ao redor. Estão no auge do seu desenvolvimento e são capazes de absorver diversos conhecimentos explícitos ou implícitos em suas vivências cotidianas. Talvez por isso, fala-se tanto que a criança aprende pelo exemplo, pela interação e pela troca de saberes e emoções.

Atuando na Educação Infantil há mais de quinze anos, tenho observado a pureza que emerge do comportamento dos pequenos. Estão aprendendo não só os conteúdos tradicionais impostos pela sociedade, mas também a conviver e respeitar o próximo. Como compreender que não é o momento de estar com determinado brinquedo? Como saber que não é batendo em um colega que se resolverá um conflito? Como perceber que não se deve fazer ao outro as coisas que não lhe fazem bem? São essas questões que me fazem idealizar o Projeto: Infância e direitos humanos: é possível e necessário!

Tudo é muito intenso em um ambiente no qual estão reunidas diversas crianças com vontades, expectativas e vivências diferentes e precisamos pensar em formas de desenvolver um clima de respeito e harmonia entre as crianças e nada melhor do que trazer situações de reflexão sobre sentimentos, princípios, valores e direitos humanos.

OBJETIVOS:

O principal objetivo deste projeto é promover ações de reflexão entre as crianças, oportunizando momentos de diálogo no qual possam pensar sobre suas ações individuais e coletivas. Espera-se que de forma geral, as crianças envolvidas na ação apresentem um comportamento mais amável, respeitoso e livre de racismo, julgamento e preconceito.

PÚBLICO ALVO:

            Todas as crianças matriculadas na Unidade Escolar, de modo que se torne um Projeto Institucional.

DURAÇÃO:

O Projeto acontecerá no decorrer do ano letivo.

AÇÕES:

  • Rodas de conversa sobre valores, respeito ao próximo.
  • Assembleia entre as crianças para que discutam sobre as ações que não tem sido respeitosas entre os colegas;
  • Discussões sobre possibilidades diferenciadas e amigáveis para resolução de conflitos;
  • Planejamento e efetivação de ações coletivas solidárias, pode ser desde mandar cartinhas para idosos que se encontram em casas de repouso, juntar doações de brinquedos para encaminhar para um orfanato, enfim, algo pensado e executado junto com as crianças.
  • Possibilitar momentos em que reflitam sobre a empatia;
  • Jogos, dinâmicas, brincadeiras etc.
  • Leituras e contação de histórias sobre o tema proposto;
  • Apreciação de filmes sobre esta temática;
  • Produções de desenhos e painéis ilustrativos.

 

AVALIAÇÃO:

Será contínua, baseada na observação do comportamento das crianças. Buscando perceber estão mais solícitas, carinhosas, abertas ao diálogo e preocupadas com o bem estar coletivo.

Paula Veronesi Batista Alves

CPF: 344840098-03