Tarefa 6 – Curso REP! – Olivia Ricci

Data

20 de julho de 2020

Cursista

Olivia Ricci

Função

Professora de ensino fundamental e médio de geografia

DRE / Unidade Educacional

Ipiranga

Escola

Emef Hercília de Campos Costa

Projeto cultivando o respeito mútuo na escola

 

Como proposta de ação, tenho o intuito de propor um projeto intitulado “Cultivando o respeito mútuo na escola”, para iniciar mais efetivamente a Educação em Direitos Humanos abrangendo toda a comunidade escolar. Para tanto, os principais agentes desse projeto serão os que constituem o grupo de mediação de conflitos, o grêmio estudantil e demais pessoas interessadas.

Esse projeto se faz necessário pelo pouco debate e ação de implementação de uma Educação em Direitos Humanos na escola, e por ocorrerem muitas situações de desrespeito e conflito que poderiam ser evitadas ou melhor encaminhadas se houvesse um maior debate e ações no sentido de promover o maior respeito mútuo na escola.

O primeiro passo do projeto seria fazer um mapeamento na escola com o tema respeito mútuo, com questões como: “Você acha que há respeito mútuo na escola? Em que situações e locais? E desrespeito? Em que situações e locais?” Tais questões devem ser realizadas com todo corpo docente e discente, equipe de gestão, demais funcionários da escola e pais dos alunos, pois dessa forma abarcaremos toda a comunidade escolar. Essa etapa deve levar cerca de três meses.

Após realizar as questões e sistematizar as respostas, poderemos ter uma dimensão mais clara de em quais momentos e locais ocorrem mais situações de respeito e de desrespeito na escola. Com base nesses dados, iniciaremos rodas de conversas nas salas e entre outros funcionários da escola (docentes, equipe gestora, demais funcionários), com o intuito de levantar possíveis soluções para melhorar as relações e incentivar mais atitudes de respeito na escola. Essa etapa deve levar cerca de três meses.

Por fim, convocaremos uma ampla assembleia para discutir e deliberar quais ações devem ser tomadas para melhorar as relações e incentivar atitudes de respeito na escola, o que poderia ser modificado na escola, e elaborar um plano de ação para que a comissão de mediação de conflitos, junto a equipe gestora e demais interessados possam zelar pela aplicação das medidas deliberadas na assembleia. Essa etapa deve levar cerca de três meses.

Para avaliar a efetividade do projeto faremos novas rodas de conversa para conversar sobre o que avançamos e melhoramos e o que ainda falta melhorar e como podemos fazer isso. Após o levantamento e sistematização de dados resultantes das informações das rodas de conversar, convocaremos nova assembleia para retificar e melhorar as deliberações para tornar o ambiente escolar cada vez melhor.