Tarefa 6 – Curso REP! – Nubia Nascimento Olegario Ribeiro

Data

30 de julho de 2020

Cursista

Nubia Nascimento Olegario Ribeiro

Função

Professora de Educação Infantil

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

CEI Parque Guarani

CURSO RESPEITAR É PRECISO

TAREFA FINAL

 

Aluna: Núbia Nascimento Olegário Ribeiro.

Proposta de Ação para o retorno as aulas pós pandemia (Covid 19).

– Projeto Um caminho para o verde e Revitalização do Parque.

Esse ano de 2020 surge muitas dúvidas e incertezas sobre o ano letivo. Estamos vivendo um período único e desafiador com inúmeras exigências ao retorno às unidades educacionais. Ainda não há uma data certa, mas é necessário um planejamento de como se dará o retorno gradual das vivências no espaço de Educação Infantil na pós-pandemia, com tudo que essa situação envolve, o retorno deve ser regado de acolhimento de todos os educadores, para bebês, crianças e famílias com protocolos de saúde e higiene. Essa volta além de gradual exige e requer muitos cuidados. Pensei em uma proposta de ação que trouxesse afetividade e criasse vínculos ao ser realizado. Passamos por tantas perdas,seja de entes queridos, seja o emprego, sejam os bebês e as crianças que perderam momentos de interação com seus pares comprometendo o seu desenvolvimento e oportunidade de trocas de experiências. A proposta tem a intenção de trabalhar o emocional das crianças e todos os envolvidos, com acolhimento e afetividade com um olhar sensível e apurado, ouvindo e dando voz a todos que fazem parte deste momento. O parque no CEI é o espaço onde as vivências e interações sempre ocorreram com as crianças, é o lugar que acontecem várias experiências, este é o lugar onde as crianças mais gostam de ficar e não somente as crianças, mas inclusive os professores gostam de estar neste espaço, é uma área ampla verde com poucas árvores e com alguns brinquedos.

O projeto será discutido com os membros do conselho e decidido de maneira democrática com diálogo, promovendo reflexões e valores sobre os direitos humanos das crianças em terem um retorno significativo ouvindo todas as sugestões de todos os envolvidos para realizar da melhor maneira a revitalização do parque e a plantação de mudas de árvores na calçada do entorno do CEI. É muito importante ouvir o que pensam os membros do conselho sobre a construção do projeto, o qual será importante a participação de todos, garantindo os direitos das crianças há um retorno que respeite os seus direitos fundamentais, os seus “Direitos Humanos” que incluam esses aspectos na retomada ao CEI.

A finalidade e intenção da construção do projeto é promover entre todos os envolvidos e principalmente entre as crianças a importância do meio ambiente e que vai além da participação delas, mas da conscientização e cuidado com o meio ambiente e incentivá-las a preservá-lo. Com o objetivo de desenvolver e construir valores ambientais, com um momento inicial de prazer ao retomar o contato com o parque que há meses não é utilizado pelos pequenos, reviver e recordar lembranças que aconteceram no parque e diversas experiências vivenciadas pelas crianças,neste espaço elas fantasiam,criam,imaginam,compartilham com seus pares e com os educadores suas aprendizagens. Espero com esse projeto novas possibilidades de incentivar às crianças a contribuírem com a preservação do meio ambiente e de lutar por um mundo mais sustentável.

A princípio o tempo necessário para a realização do projeto é algo que dependerá do retorno e permanecerá fazendo parte do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar. E conforme a demonstração do interesse das crianças ouvindo sempre as suas vozes a partir deste projeto pode-se trazer novos assuntos que se conectam, com outro olhar sobre o espaço desenvolvido.

As ações serão tornar o momento envolvente e fazer com que neste primeiro momento onde a interação que a princípio parece ser impossível de imaginar não aconteça por meio das trocas, e sim substituídas com o contato delas com as mudas de árvores sendo plantadas no parque com a participação das famílias no plantio sob a orientação dos educadores. As famílias e crianças participaram da preparação do plantio, abrindo buracos, misturando adubo na terra, auxiliando na plantação das mudas de várias espécies de árvores no parque e na calçada do entorno do CEI. Sempre seguindo todos os protocolos de saúde e distanciamento. Arrumar a paisagem externa com o plantio de árvores atua na auto-estima de todos os envolvidos e vai além, contribuindo com o território ao redor da unidade escolar os moradores vizinhos do CEI, também são beneficiados, pois esta ação promove a valorização do ambiente, deixando o entorno e o parque mais bonito. A avaliação poderá ser feita com registros de observação, e a divulgação de fotos de todo o processo desde o inicio na pagina do Facebook do CEI e um painel na UE para as crianças e todos que não tiverem acesso a internet. Além de estimular as crianças a adotarem as árvores, responsabilizando-se por seu crescimento, os envolvendo para que eles acompanhem o desenvolvimento das espécies, seu florescimento e frutificação.