Tarefa 6 – Curso REP! – NIVALDA APARECIDA DA SILVA SOUZA

Data

4 de agosto de 2020

Cursista

NIVALDA APARECIDA DA SILVA SOUZA

Função

Prof fund I

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

Emef professor edivaldo dos santos dantas

Infelizmente no espaço escolar nem sempre ouvimos todas as vozes, desconsiderando que a escola não é formada apenas por funcionários e alunos, há que se considerar a família de cada educando e a comunidade em torno da mesma. Nesse espaço a  hierarquia perde a vez e deve  ceder a escuta atenta de todos afim de tornar esse espaço um campo onde todos possam se sentir pertencentes e ativos.

Coabito esse espaço a 14 anos e nesses anos já passei por diversas unidades, hoje me encontro em uma unidade no extremo da Sul, uma escola considerada nova pois foi inaugurada em 2016 e infelizmente considerada uma escola de ´´passagem´´, pois a maioria dos funcionários trabalha um ano e se remove, venho observando no comportamento dos educandos uma falta de empatia pela escola então a partir de tudo que estudei nesse curso, e que abro um espaço aqui para parabeniza-los pois foi ótimo, excelentes formadores, lives incríveis enfim me abriu um leque de possibilidades para serem encorporadas a minha prática, sinto a necessidade de buscar uma forma de integrar os educandos a este espaço para assim buscar um vínculo entre eles a escola e a comunidade.

Penso em algo que perdure o ano letivo todo onde busquemos (digo busquemos pois acredito em algo que envolva todos os funcionários da unidade) promover espaços como assembleias onde seja proporcionado espaço de fala aos alunos, família, comunidade e funcionários, buscar a implementação de um grêmio estudantil, suscitar em todos oi desejo de participar dos conselhos de escola afim de que haja participação de todos os segmentos nas decisões. Sei que é pouco mas penso que este é o começo. Assim que as aulas retornarem vou sugerir que usemos esse material do curso e m estudo no nosso horário coletivo.