Tarefa 6 – Curso REP! – Natalia Thuany Rodrigues

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Natalia Thuany Rodrigues

Função

PEIF

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

CEU EMEI FORMOSA

Natália Thuany Rodrigues

RF 821658-4

CEU EMEI  FORMOSA

Curso Respeitar  é Preciso! – a Educação em Direitos Humanos e a atuação das Comissões de Mediação de Conflitos – Dre Itaquera

Tema:  Diversidade e Gênero

Publico Alvo: Alunos de 4 a 5 anos

Duração: 3 Aulas (ou mais)

Materiais:

  • Livros;
  • imagens;
  • materiais diversos (tinta, lápis, giz, tesoura, cola, entre outros);
  • folhas de sulfite;
  • vídeos e
  • filmes

Justificativa

Todo educador tem que estar consciente da importância de oferecer ao seu aluno um ambiente escolar que dê prioridade e estimule o respeito à diversidade, atuando na formação de cidadãos mais bem-educados, empáticos e respeitosos a ponto de se preocuparem com outros, tendo espírito de coletividade.

Devemos ter consciente da importância de oferecer ao seu aluno um ambiente escolar que dê prioridade e estimule o respeito à diversidade, atuando na formação de cidadãos mais bem-educados, empáticos e respeitosos a ponto de se preocuparem com outros, tendo espírito de coletividade.

Para trabalhar a diversidade no ambiente escolar, o educador pode começar a buscar por nossas próprias origens, como etnia, modo de falar, descendência e ascendência, discutindo-as por meio de uma globalidade de definições e conceitos que esclareçam e fortaleçam as relações humanas e sociais.

Objetivos:

  • Desenvolver nos alunos valores morais;
  • Resgatar a sua história e cultura para despertar uma visão crítica;
  • Possibilitar a readequação das suas atitudes sociais

Publico Alvo: Todos os alunos, professores, gestores e quadro de apoio.

Estratégias:

  • Roda de conversa;
  • Leitura de histórias;
  • Assistir filmes e
  • Produção Artísticas.

 

Desenvolvimento:

1º Aula:

Para iniciar o projeto, será realizado leitura do livro “Tudo bem ser diferente” do autor Todd Parr, após a leitura será realizado uma dinâmica,  onde cada aluno terá um espelho para se analisar e olhar suas características, após estes momento, os alunos irão formar dupla para se olharem. Após,os mesmos irão participar de uma roda de conversa, onde o foco é entender que todas as pessoas, por mais diferentes, possuem seu lugar.

2º Aula:

Os alunos vão assistir filme Skerk, após o filme os alunos irão participar de uma roda de conversa, onde iremos discutir e analisar cenas que refletem sobre a diversidade, o conceito de normalidade e os lugares que a sociedade julga estarem destinados para as pessoas que são consideradas diferentes, levando em consideração padrões estéticos.

3º Aula

Para finalizar o projeto, cada aluno ira receber um boneco  único. Em seguida, será propôs que  personalizem os  bonecos com tintas, canetinhas, revistas e cola, e instrui os alunos a personalizá-lo de acordo com as suas características ou vontade. Ao termino colar todos os bonecos de mãos dadas no painel da diversidade para simbolizar a amizade e o respeito, e conversa com a turma para esclarecer dúvidas sobre o tema.

Avaliação:

Ocorrera de forma continua, mas também será observado o familiarização e entendimento da turma e dos famílias com tema, para então ver a necessidade do grupo, em revisitar o tema, ou dar continuidade em outros tema como para etnia.