Tarefa 6 – Curso REP! – Natalia Ribas Costa

Data

24 de junho de 2020

Cursista

Natalia Ribas Costa

Função

Professora de Inglês

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

Emef Marina Vieira Carvalho Mesquita

 

Tarefa – Natalia Ribas Costa

 

Para elaborar uma ação que envolva a comunidade toda, primeiro precisamos pensar como será o retorno dessas crianças a escola, precisamos refletir como será essa nova didática escolar. Como é de entendimento, assim que os alunos atravessam o portão da escola, tudo o que acontece com eles é responsabilidade da instituição de ensino. E não é mistério para ninguém que o cenário pós-pandemia será ainda mais sensível.

Depois de refletir sobre essa ação de retorno os gestores e professores podem pensar na organização de atividades extras para trabalhar os conteúdos, que podem ser trabalhados de forma diferenciada por meio de projetos, atividades remotas, pesquisas diversas, entre outros. Pensamos em um projeto que envolva a alimentação dos estudantes e comunidade. Montamos um projeto que os estudantes por terem que manter a distancia nesse “novo normal” possam ficar grande parte da sua estadia na escola com mais tranquilidade e mantendo a distancia segura um do outro.

Produzimos uma sequencia didática  sobre alimentação pós quarentena, o qual chamamos de Horta na escola, para ajudar na alimentação do estudante e sua família e também dar mais responsabilidade ao estudante, afinal de contas quem ira cuidar da horta são os próprios alunos.

 

Sequência didática – Horta na escola

 

Objetivos:

A presente sequência didática possui como objetivo fazer com que o estudante se sinta acolhido pela escola, principalmente depois de situações vivenciadas pelos alunos na pandemia. Muitos estudantes perderam familiares e alguns pais ficaram desempregados. A partir do estudo da própria escola a qual eles estudam, será feito algumas reflexões sobre a alimentação nesse momento e como isso pode acarretar em problemas de saúde futuramente . O trabalho final consiste na montagem de uma horta na escola e a doação de sementes para plantar hortaliças em vasos nas suas próprias casas.

 

Tuma: 6º ano do ensino fundamental

Decidimos fazer uma sequência de aulas voltada para os alunos que estão fazendo o seu retorno pós pandemia, pensando em uma ação que possa envolver várias disciplinas. A noção de cuidados e higiene será uma das principais temáticas a serem apresentadas.

 

A divisão em partes

Resolvemos dividir a sequência em partes ao invés de aulas, pois o tempo pode variar de turma para turma. Como este conjunto de aulas depende do tempo de crescimento da horta, participação ativa dos estudantes, não é possível determinar ao certo o número exato de tempo que se levará para concluir.

 

Parte 1- Retorno , acolhimento e pesquisa

Após o retorno dos alunos, seguindo todos os protocolos de higiene, iniciaremos uma pesquisa sobre como foi a sua alimentação, em áreas abertas da escola podemos conversar sobre como foi sua rotina na quarentena, se a alimentação era preocupação da família e como estava a ansiedade de cada um .Através da história de vida deles, é possível montar uma linha de raciocínio destacando os principais eventos alimentícios. Com ajuda de professores de matemática podemos montar um gráfico mostrando a quantidade de estudantes que se alimentaram com hortaliças e leguminosas e quantos se alimentaram com pratos cheios de açúcar  e gorduras .É importante que o docente demonstre como se constrói uma linha para que os alunos tenham algo como modelo.

 

Parte 2- A coleta de material

Esta é uma pequena parte que consiste em uma sessão de fotos referentes ao espaço da escola e dos seus agentes que fazem com que ela funcione, incluindo os estudantes. A intenção é usar o material que eles mesmo obtiveram para uma reflexão para a terceira parte da sequência .As fotografias podem registrar a turma, o material escolar, o índice do livro didático, a lousa, o giz, as carteiras, os diversos cômodos do ambiente e mais o que eles quiserem. Como estaremos em uma situação pós pandemia, circular pela escola será fundamental, e deixar de ficar em ambientes fechados. Após a coleta de fotos faremos uma pesquisa com a família dos estudantes para saber a preferencia das leguminosas a serem plantadas e futuramente levadas para casa para consumo com a família.

 

Parte 3- A escolha do local da horta

Nesse momento após os estudantes circularem pela escola, escolhemos o local arejado onde faremos nossas próximas aulas, o local da horta, foi pedido para cada criança trazer uma garrafa pet ou um vaso sem uso , com ajuda da equipe gestora compramos semente e fertilizante . Cada estudante plantou sua hortaliça de preferencia e nomeou o vaso que levariam para casa. Cuidar da horta na escola era um dever de cada estudante, lembrando que os alimentos beneficiariam a comunidade.

Parte 4- A coleta do material.

 

A sala deve estar toda envolvida no projeto. Os estudantes nessa fase levaram os vasos para consumirem com a família  e  a horta feita por eles na escola deve ser mantida e retirar o que podem consumir na escola por eles mesmos ou ate mesmo entregar para a comunidade no entorno da escola, nessa fase eles terão bastante autonomia para planejarem ações quanto para quem devem entregar as hortaliças .