Tarefa 6 – Curso REP! – MÔNICA ROMÃO DA SILVA

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

MÔNICA ROMÃO DA SILVA

Função

PEIF

DRE / Unidade Educacional

Jaçanã / Tremembé

Escola

EMEI PROF LOURENÇO FILHO

TAREFA DO CURSO: RESPEITAR É PRECISO!

EMEI PROFESSOR LOURENÇO FILHO – DRE JT

MÔNICA ROMÃO DA SILVA – RF 713.241.7

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

TEMA: A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA PERSPECTIVA

DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Justificativa: Vivemos atualmente num contexto social permeado pela diversidade e pelas desigualdades sociais, que se faz presente no convívio escolar. Dentro dessa perspectiva é normal o surgimento de conflitos, e para lidar com estes é fundamental a ação da mediação de conflitos respaldada nos princípios da Educação em Direitos Humanos.

Nesse sentido a mediação é uma concepção para orientar as práticas cotidianas de todos os educadores, permitindo construir uma cultura de mediação de conflitos no ambiente escolar desde a educação infantil, compreendendo que os conflitos são inerentes e necessários para crescimento, aprendizagem e transformação. Pensando em práticas de respeito mútuo, solidariedade, corresponsabilidade, ética, valores de dignidade humana, no convívio, ou seja, afirmando os valores dos Direitos Humanos nas práticas cotidianas.

Finalidade: Promover uma cultura de mediação de conflitos na escola respaldados nos princípios da Educação em Direitos Humanos, Gestão Democrática e Respeito Mútuo.

Duração: De agosto a dezembro de 2020.

Ações: Conscientizar sobre a importância da mediação de conflitos com a Equipe Escolar na plataforma do Teams, e continuidade no retorno às aulas, ampliando a participação da comunidade escolar e familiar.

Desenvolvimento:

No dia 10 de Agosto de 2020, no encontro de formação da EMEI Lourenço Filho, serão abordados os assuntos:

  • A Mediação de conflitos,
  • O que é o conflito?
  • O que é e como surgiu a comissão de mediação de conflitos?
  • O Papel do mediador de conflitos
  • As leis que respaldam a comissão de mediação de conflitos
  • Lei 16.134 – Doc 13/03/2015, Decreto 56.560 – Doc 29/10/2015, Portaria SME 2974 de 13/04/2016 Instrução Normativa n 20/2020.
  • Princípios na Educação em Direitos Humanos.
  • Participação
  • Escuta qualitativa
  • Comunicação Não violenta
  • A Mediação na Educação Infantil.

Avaliação: Observação do processo de construção da Comissão de mediação de conflitos e do envolvimento da comunidade escolar. Escuta de todos os envolvidos por meio de um questionário sobre a formação em mediação de conflitos e as ações desenvolvidas.

Referências:

Curso Respeitar é Preciso

Caderno complementar: Mediação de conflitos disponível em http://respeitarepreciso.org.br/cadernos-respeitar/mediacao-de-conflitos/ acesso em 07/08/2020.

Comunicação não violenta vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=uofE9CnWDYU&t=3s acesso em 07/08/2020.