Tarefa 6 – Curso REP! – Moisés Soares da Silva

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Moisés Soares da Silva

Função

Professor do Ensino fundII e Médio

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

CEU EMEF ALTO ALEGRE

Respeito mútuo na escola

Justificativa: A escola está centralizada na zona leste de São Paulo, onde temos muito prolemas entre educandos e educadores e todo os atores envolvidos na escola por falta de respeito com as pessoas que se entrelaçam em busca de conhecimento na unidade escolar lembrando que  conhecimento é mútuo e respeito também independentemente da idade, escolaridade e profissão exercida pela pessoa no âmbito  escolares e na comunidade onde vive.

Pela experiência que tive na escola que trabalho a dois anos percebo que muitos professores se afastam por motivos de desrespeito entre ambos pois quando se elevam acabam se ferindo e machucando  a integridade do outro. Para que haja uma harmonia quando voltarmos quero desenvolver o projeto uma escola de respeito, com a criação do jornal interno da escola. Toda semana postaremos algo que não foi legal na escola e deixar uma pergunta para que os atores envolvidos na escola possam responder na caixa surpresa solução para o problema onde todos poderão escrever e mandar sugestões para que possamos ajudar em um ambiente respeitável.

Podemos também  promover  palestras sobre o que é respeitar e qual a importância do respeito dentro e fora dos ambientes em que vivemos pois estamos em um mundo que não estamos sozinhos , fazemos parte do mundo e das pessoas que estão em nossa volta.

também pedirei para que faça pauta nas reuniões de conselho onde são envolvidos diversas atores que estão na unidade escolar, mostrando caminhos que são importantes e buscando opiniões de quem está fora da unidade escolar e que possa contribuir para que possamos ter uma escola melhor. Também envolver os educandos que fazem parte do Grêmio, pois eles podem circular e dar orientações a outros alunos do que é respeitar  e a  importância de conviver em harmonia, criando também teatro na unidade escolar.

Todo este trabalho tem uma única intenção de promover nos educandos e na sociedade a importância do respeito ao próximo desde eu respeitar algo simples até o mais amplo entre os seres humanos.

Não tem tempo de duração será ano após ano pois o projeto deve ser duradouro e que o unidade escolar tenha e mantenha sempre vivo o projeto para que tenham um lugar próspero não só de respeito mais de conhecimento entre os atores da aprendizagem visto que são todos da unidade escolar que estarão  se envolvendo no projeto. As ações serão o tempo todo dado para os envolvidos sendo então ministrados por todos os atores da unidade escolar independentemente da função que ele ocupa no espaço de formação.

A avaliação se dará pelas melhorias e observação que vamos percebendo na relação entre os atores da unidade, podemos perceber por isso a diminuição das advertências ministradas pelos educadores e gestores da unidade escolar , por ter menos reclamação das inspetoras e inspetores de alunos em relação a esse respeito.