Tarefa 6 – Curso REP! – Miriam de Moraes Macedo

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Miriam de Moraes Macedo

Função

Professora de Educação Infantil

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

CEI CEU CIDADE DUTRA

Tema

Respeito Mútuo

Como desenvolver o respeito mútuo dentro do Centro de Educação Infantil

Justificativa

Uma gestão democrática requer a participação dos integrantes/funcionários de uma UE.

A comunidade escolar, os pais e responsáveis pelos alunos também tem papel importante para que mudanças ocorram. Destacando o papel da família, percebemos ainda uma participação muito tímida. Por isso a necessidade de um projeto que envolva e considere suas opiniões e necessidades. Ações simples no cotidiano escolar que envolve respeito e acolhimento farão diferença no final de um ano letivo.

Público Alvo

Alunos e comunidade escolar em geral

Intenção

O referido projeto tem como foco a valorização da família na escola, para que todos tenham voz, alunos, pais e responsáveis. Fazendo com que essas famílias sintam-se acolhidas pela equipe gestora e todo o grupo do CEI  e que sua presença seja efetiva não somente quando solicitados como em reuniões ou datas festivas, mas em encontros que representem significados para os bebês e crianças como o Dia da Família na Escola.

 

Objetivo Geral

O presente projeto tem como objetivo focar no acolhimento das famílias, no caso do Centro de Educação Infantil (CEI), essa prática pode começar logo na adaptação da criança. Mostrar cordialidade e respeito durante a adaptação para que sintam confiança para deixar seus filhos sob este cuidado.

 

Objetivo Específico

É possível também dar a poio à aquela mãe que deseja amamentar seu filho mesmo que ele já esteja frequentando a creche. É necessário adaptar horários para que a criança não seja privada desse momento tão importante para seu desenvolvimento.

O Centro de Educação Infantil deve respeitar e flexibilizar os horários de entrada/saída das crianças, adequando ao horário de trabalho dos pais.

 

Resultados esperados

Acolhendo as famílias esperamos uma participação mais efetiva desta em ocasiões propostas pelo CEI. Uma delas é o dia da família na escola, pois temos o real interesse que as crianças se sintam valorizadas uma vez que seu familiar passe tempo com eles dentro da escola, fazendo atividades proposta pelo professor/ professora e até se alimentando no refeitório, o evento pode ser programado quatro vezes ao ano, sendo duas vezes a cada semestre.

O convite às famílias não terá caráter obrigatório, contudo existe uma intenção de naturalizar essa vivência no CEI.

Duração

Durante todo o ano letivo

Avaliação

Montar um questionário para que os pais respondam.