Tarefa 6 – Curso REP! – Milene Carla Rovaron
Função
Professora
DRE / Unidade Educacional
Freguesia do Ó / Brasilândia
Escola
EMEI Nair Corrêa Buarque
Milene Carla Rovaron – Rf. 823807-3 – Emei Nair Correa Buarque
Curso: Respeitar É Preciso: proposta de ação para a escola
Justificativa
Quando comecei participar do curso, assistindo os vídeos, fazendo anotações e refletindo sobre as mesmas, despertou-me três aspectos importantes na nossa escola: mediações entre os educadores, aproximar as famílias da escola para as decisões coletivas e ampliar a escuta das crianças.
Assim, a proposta descrita abaixo, tem a finalidade de validar a fala/escuta de todos os envolvidos nesse percurso, promovendo ações positivas e reflexivas para melhorar ainda mais a qualidade da educação proposta pela nossa escola.
Organizações da EU envolvidos
– Todos os educadores da escola, a comunidade, as crianças e suas famílias.
Utilizaremos o espaço da APM e Conselho, as reuniões de pais/responsáveis e as reuniões extraordinárias.
Finalidade
Assim, a proposta, tem a finalidade de validar a fala/escuta de todos os envolvidos nesse percurso, promovendo ações positivas e reflexivas para melhorar ainda mais a qualidade da educação proposta pela nossa escola.
Objetivos (pautados nos indicadores de qualidade da Prefeitura de São Paulo)
– Conhecer a comunidade em que vivem, suas características, saberes, culturas, histórias, desafios e sonhos.
– Participar da organização do cotidiano, compartilhando autoria de seus projetos, escolhendo, decidindo e dando sugestões;
– Resolver conflitos por meio do diálogo de forma negociada, aprendendo a se respeitar;
– Falar/opinar o que se discute em roda de conversa e observação.
Resultados esperados
– Maior envolvimento das famílias nas decisões da escola;
– Ampliar a escuta das crianças;
– Possibilitar que as discussões entre os servidores sejam respeitosas e as decisões sejam tomadas visando o bem estar das crianças;
– Promover ações na escola entre as crianças e famílias que sejam multiplicadoras de ações positivas para a comunidade do entorno.
Duração
– Segundo semestre/2020 e continuar em 2021; validar como ação permanente na unidade Escolar.
Avaliação
Constante e reflexiva, possibilitando a fala de todos os envolvidos como ação significativa para possibilitar novas aprendizagens, promovendo um espaço escolar reverberando oportunidade de manifestações, atitudes e decisões que priorizem as crianças e sejam harmoniosas no sentido de respeito a todos os pontos de vista, mas chegando num consenso.
Ações entre os educadores (todos as pessoas que trabalham na escola)
– Reuniões periódicas para avaliar os momentos de conflitos ocorridos na escola, como foram decididos ou não foram e as ações a serem tomadas para pacificar as situações e mudanças nas próximas situações para não se chegar num confronto pessoal entre as partes;
– Colocar uma caixa de relatos e pedidos de ajuda na sala dos professores para os educadores se manifestarem, seja anonimamente ou não;
Ações com as famílias/responsáveis
– Nas reuniões de pais/responsáveis agrupá-los brevemente, relatando as ações da comissão de conflitos e disponibilizar o espaço escolar para manifestarem-se;
– Uma vez por mês, enviar um informativo (via agenda) com as ações do mês da comissão de conflitos e solicitar relato das famílias de situações que estão insatisfeitos; se necessário chamá-los para uma conversa coletiva;
– Enviar o convite para as reuniões de APM e Conselho via agenda, whatsapp e se possível ligar, evidenciando a importância de estarem presentes e refletirem sobre as ações da escola.
Ações entre os educandos
– Retomar as assembleias, discutir os problemas da escola e possíveis soluções (no olhar das crianças);
– Apresentar os problemas e dar voz para as soluções propostas;
– Envolve-los nas decisões de festas, propostas coletivas, e escolhas de compras com a verbas;
– Inserir o Projeto “Diretor por um dia” realizado na Emei Nelson Mandela, para que as crianças tenham a oportunidade de mediarem situações, tomarem decisões.
Finalizando
As ações descritas serão acionadas mesmo nas aulas a distância, pois é um momento propício para nos prepararmos para o retorno presencial. Nosso maior objetivo será a escuta das crianças e famílias, para planejarmos um retorno acolhedor, incentivador e de superação de desafios, respeitando as especificidades das famílias das crianças e dos educadores.
Nossa primeira escuta será dos educadores: como estão se sentindo? O que aconteceu nesse tempo de distanciamento? Nos fortalecendo para retomar nossa rotina renovados pela dualidade, certos de que somos um grupo e que sozinhos dificilmente seremos capazes de vencermos os impactos da quarentena.
Milene, 14/07/2020