Tarefa 6 – Curso REP! – Milena Nunes dos santos

Data

31 de julho de 2020

Cursista

Milena Nunes dos santos

Função

PEI

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

CEU CEI PROF. ADELAIDE T L CIMONARI

Proposta de ação – Acolhimento para o retorno escolar pós Pandemia

Participação: Todos funcionários da unidade escolar; gestores, professores, equipe de apoio, familiares, crianças/bebês, equipe da limpeza, da cozinha e seguranças.

Local: Dentro do ambiente escolar, unidade CEU CEI Profª Adelaide T. L. Cimonari

Justificativa: Pensando no retorno dos profissionais da unidade escolar, das famílias, bebês e crianças, primeiramente o acolhimento será necessário aos profissionais da escola em parceria com equipe da saúde e assistência social para esclarecimento de dúvidas, prevenções, cuidados com higiene e proteção, além de apoio emocional com psicólogos para aqueles que necessitarem. Num segundo momento o acolhimento será com as famílias, bebês e crianças em parceria com os profissionais da educação, saúde e assistência social. É importante contar com a CMC e Conselho Escolar da unidade na participação ativa dessa proposta, com a finalidade de estarem envolvidos em ações de atendimento, orientações, dúvidas ou possíveis conflitos no atendimento das famílias junto à escola.

Objetivos: Essa proposta tem o objetivo de fortalecer e orientar profissionais e familiares quanto aos cuidados necessários de higiene, prevenção e controle da Pandemia, além de acolher, dar apoio e suporte emocional  às famílias e profissionais que necessitem. Entendemos a importância desse momento de retorno a  rotina de trabalho e da confiança que as famílias precisam ter em deixar seus filhos na escola com segurança. Escola essa que esteja preparada para receber e acolher famílias e crianças em momentos difíceis. Acreditamos na parceria família e escola que nesse momento é essencial, para seguirmos confiantes, estando todos bem, com saúde física e emocional para um retorno saudável ao trabalho presencial nas escolas.

Duração: Até o fim do ano, podendo-se prolongar até o retorno ao atendimento dos bebês e crianças.

Ações: reunião com as equipe de trabalho docente, gestora e apoio; reunião com as famílias de cada agrupamento, separadamente por salas em dias e horários diferentes; participação da UBS da região com a  equipe saúde, psicólogos e assistentes sociais; reunião com a CMC e membros do CE.

Avaliação: Será da participação e envolvimento de todos, incluindo as famílias, equipes de trabalho, saúde, comissões e assistência social e psicológica.

 

 

Grata,

Milena Nunes dos Santos