Tarefa 6 – Curso REP! – Marlene Pereira dos Santos

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Marlene Pereira dos Santos

Função

Assistente de Diretor de Escola

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

EMEF Almirante Ary Parreiras

 

PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – SANTO AMARO

EMEF ALMIRANTE ARY PARREIRAS

 

Projeto: 8°Ary

Professor(a):  Marlene Pereira dos Santos  RF 795.042.0/1

Período de duração: Setembro/ 2020 (provavelmente)  a Dezembro 2021

 

 

 

Justificativa do projeto: Com as observações cotidianas é possível notar situações que necessitam de intervenções, ou seja, de uma reconstrução de conceitos por parte de toda a equipe escolar. Este Projeto será focado no Fundamental II, especificamente nos 8° anos, os quais estão concentrados os maiores índices de dificuldade interpessoal. A EMEF Almirante Ary Parreiras vem em um caminhar significativo: desde 2017 toda a equipe gestora vem se esforçando para implementar os princípios da Mediação de Conflitos e com isso foi possível um avanço humano, considerando as diferentes formas de relações dentro do ambiente escolar. Ainda assim, após dado este passo contínuo, a Equipe Gestora almeja primeiramente alcançar a equipe docente e de apoio de modo que alguns estudos sejam aprofundados durante encontros formativos, como o Respeito Mútuo. Posteriormente, desejamos juntamente com toda a equipe escolar mapear as situações vividas nos 8° anos, já que durante o começo do ano (antes da pandemia de COVID-19) foi possível observar que algo não andava bem. Diariamente registros eram realizados mencionando a extrema dificuldade que os docentes tinham para falar, dar aulas, saindo muitas vezes da sala com muita desmotivação (tanto alunos quanto os professores). Diante deste ponto é necessário identificar o porquê de tudo isso, não para achar um culpado, mas sim para entender o que se passa nesta relação entre aluno/ aluno; aluno/professor  para assim direcionarmos o trabalho, que por sua vez, terá o respeito mútuo como princípio fundamental.

 

 

Objetivos gerais: Promover o repensar das ações tanto da equipe de apoio, docente e discente através do estudo sobre Respeito Mútuo

 

Objetivos específicos:

  • Reunir-se com a Comissão de Mediação de Conflitos da Unidade juntamente com a Equipe Gestora;
  • Reunir-se com a Equipe de Apoio e Docente durante uma Reunião Pedagógica para estudo sobre Respeito Mútuo;
  • Realizar Pesquisa com os alunos dos 8° anos de como eles se sentem durante as aulas;
  • Realizar Pesquisa com os docentes e servidores da equipe de apoio para identificação dos sentimentos;
  • Mapear as diversas situações através da pesquisa realizada;
  • Traçar ações em conjunto: Equipe Docente juntamente com os Representantes do Grêmio Estudantil, que por sua vez, tem a maioria dos estudantes nos 8° anos;

Conteúdo:

  • Respeito Mútuo
  • Mapeamento

 

Público Alvo: Equipe Docente, Gestora e Apoio, Comissão de Mediação de Conflitos, Representantes do Grêmio Estudantil  e  Alunos dos 8° anos

 

Procedimentos didáticos: Realização de leituras, reflexão através de vídeos disponibilizados no Curso Respeitar é Preciso, debates.

 

Recursos físicos e materiais: Livros e Recursos Tecnológicos

 

Produto final: Almeja-se que este processo possa fazer com que os alunos e docentes tenham uma melhor convivência (respeito mútuo).

 

.Avaliação: Realizaremos encontros pontuais entre Comissão de Mediação de Conflitos, Equipe Gestora, Docente, de Apoio e Representantes do Grêmio Estudantil para avaliarmos o processo e realizarmos novos direcionamentos.