Tarefa 6 – Curso REP! – maria claudia felix

Data

22 de julho de 2020

Cursista

maria claudia felix

Função

professora ed infantil e ens fundamental

DRE / Unidade Educacional

Ipiranga

Escola

ceu meninos

Um dia de Visita a nossa nova Escola:

Justificativa:

O Cemei Vila Alpina é uma escola nova , quando começou a quarentena os espaços ainda não estavam prontos, muitos alunos foram matriculados no Cemei em plena pandemia. Desta forma muitos das crianças e das famílias não conhecem os novos espaços criados no Cemei, como também sua professora e a equipe escolar. Para se começar um trabalho mais ativo de Respeito ao outro se faz necessário uma interação entre família e escola.

A família é um agente de socialização primária por transmitir às crianças, desde o nascimento, padrões de comportamento, hábitos, costumes, padrão de linguagem, maneiras de pensar, de agir e de se expressar.  Nessa perspectiva a mudança de pensamentos, de atitudes, de valores, de respeito, se dá com esta parceria e confiança, sendo assim o conhecimento de ambas as partes é ponto fundamental para um bom trabalho.

 

Neste dia estará presentes toda a equipe escolar.

 

Finalidade:

  • A interação com a comunidade escolar.
  • Propiciar uma oportunidade a formação ativa para o exercício da cidadania democrática através da participação e do protagonismo social.

Objetivos:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
  • Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • Interagir com outras crianças da mesma faixa etárias e adultas, adaptando-se ao convívio social.
  • Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
  • Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

 

 

Duração:

Uma semana (conforme plano de retorno de aulas da secretaria da educação, a escola contara com um numero menor de alunos por dia, sendo assim, as visitas serão diárias, porem cada aluno somente vai fazer uma visita com sua família).

 

Ações:

  • Iniciaremos com apresentações de uma música para as crianças e suas famílias, devido aos cuidados com a saúde, todos devem estar de máscara e ter uma distancia mínima de um metro e meio, o que se faz necessária visita de pequenos grupos de cada vez.
  • Em seguida faremos um percurso pela escola, explorando o ambiente.
  • Em seguida faremos um percurso pela escola. O cemei é bem grande, desta forma velaremos a pontos combinados com a equipe e seguro conforme protocolo de retorno.

 

  • O Cemei Vila Alpina conta com varias aulas esportivas, natação, cursos, teatro e cinema, sendo assim ao final do passeio todas estas informações quanto a matriculas dos cursos e uso do centro esportivo será comunicado e incentivando a participação da família.

 

 

Avaliação:

 

Registro desta visita através de fotos, para construirmos um mural com estes momentos.  Desta forma permitir que as crianças acompanhem suas próprias conquistas.

A intenção será que estas famílias participem do Cemei, fazendo com que este torne para a família um local de interação, convívio social, estudos, lazer, formação.