Tarefa 6 – Curso REP! – Márcia Cristina Almeida Lima

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Márcia Cristina Almeida Lima

Função

PROF EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

Estrada turística do Jaraguá

MARCIA CRISTINA ALMEIDA LIMA- RF. 812.645-3

CPF: 162.585668-71

 

TAREFA FINAL: CURSO – RESPEITAR É PRECISO!

Proposta de ação para envolver toda a comunidade escolar

 

 

Justificativa

Estamos vivendo um momento único. Situações de isolamento, luto, desemprego, insegurança e medo ocasionaram em consequências emocionais e físicas. O retorno às aulas presenciais precisará ser muito pensado para que todos se sintam seguros e acolhidos.

Envolvidos

Educadores da Unidade Escolar, Conselho de Escola, comunidade escolar, Unidade Básica de Saúde, alunos e famílias.

 

Finalidade

Criar estratégias para que famílias e crianças, assim como professores e funcionários, se sintam acolhidos e seguros e relação ao retorno.

 

Objetivos

Acolher, dialogar, traçar estratégias, conscientizar, escutar, orientar e ressignificar.

 

Duração

Ano letivo pós quarentena.

Plano de Ação

  • Reunião com a equipe escolar a fim de organizar as estratégias;
  • Ouvir os profissionais da Unidade afim de conhecer suas expectativas e angústias para a retomada;
  • Mapear as famílias em suas necessidades atuais;
  • Reunião Conselho de Escola para organizar e traçar as estratégias que serão usadas e fazer um levantamento dos desafios que serão enfrentados a partir da retomada;
  • Ouvir as sugestões das famílias, assim como suas angustias e expectativas, tranquilizando-as;
  • Criação de um Protocolo específico para nossa unidade;
  • Elaboração de um Projeto para esse retorno, construindo uma nova rotina;
  • Adaptação dos alunos com a quantidade reduzida e período mais curto no ambiente escolar;
  • Elaborar novas estratégias para que as brincadeiras sejam feitas com segurança;
  • Firmar parceria com a UBS que atende a comunidade e já realiza ações em nossa EMEI para orientações às famílias, comunidade e profissionais da Unidade Escolar;
  • Manter a interação remota para que as famílias que optem por não mandar suas crianças, ou que estejam as crianças no grupo de risco, sejam contempladas.

 

Avaliação

Por meio da observação, participação das famílias, estatísticas e ações realizadas.