Tarefa 6 – Curso REP! – Luciana Matias de Biaggi Tucci

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Luciana Matias de Biaggi Tucci

Função

Prof de Ed Infantil e Ens. Fund I

DRE / Unidade Educacional

Jaçanã / Tremembé

Escola

EMEF ALMIRANTE TAMANDARÉ

CURSISTA: Luciana Matias de Biaggi Tucci – RF. 827.046.5 – CPF: 286.810.238-70

TAREFA DO CURSO: RESPEITAR É PRECISO! A EDH E A ATUAÇÃO DAS COMISSÕES DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

TEMA: “MAPEAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR E A DEMOCRACIA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS”

 

JUSTIFICATIVA

A EMEF CONTA COM UMA GESTÃO NOVA E COM UM CORPO DOCENTE DE ALTA ROTATIVADE, DENOMINADA COMO ESCOLA DE PASSAGEM, POR SE LOCALIZAR NO EXTREMO SUL DA CAPITAL DE SÃO PAULO. PERCEBENDO-SE A DIVERSIDADE CULTURAL NO CONTEXTO DA UNIDADE ESCOLAR E PENSANDO NUMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA PAUTADA NOS DIREITOS HUMANOS, VISANDO A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, O TEMA EM QUESTÃO FOI ESCOLHIDO A FIM DE SE CONHECER E COMPREENDER A COMUNIDADE ESCOLAR ATENDIDA, SEUS ANSEIOS, ALÉM DE POSSIBILITAR E FAVORECER A CONSTRUÇÃO COLETIVA E DIALÓGICA DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.

 

FINALIDADE

COMPREENDO A ESCOLA COMO UMA UNIDADE COMPROMETIDA COM A DEMOCRATIZAÇÃO E ACESSO AO CONHECIMENTO,  ESPERA-SE POR MEIO DO MAPEAMENTO RECONHECER QUE A ESCOLA ESTÁ INSERIDA EM UM TERRITÓRIO AMPLO E DIVERSO, CONHECER QUEM SÃO OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO. POSSIBILITAR ACESSO AO CONHECIMENTO E ÀS MAIS DIVERSIFICADAS FORMAS DE APRENDIZAGENS, FAZENDO USO DAS TECNOLOGIAS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. PRETENDE-SE EXPLORAR TODOS OS ESPAÇOS DA ESCOLA E POSSIBILITAR O ACESSO DA COMUNIDADE A ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS, MUITAS VEZES LIMITADO AO “DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA”. CONSTRUIR COLETIVAMENTE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, COM A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS, AFINAL, MUITAS VEZES ESSE DIÁLOGO NÃO OCORRE POR FALTA DE ESPAÇO PARA AS DIVERSAS FALAS. É PRECISO QUE HAJA ESSA ABERTURA PARA O POSICIONAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR COMO UM TODO, DAR VEZ E VOZ AOS SUJEITOS NA CONCEPÇÃO DA ESCOLA. AMPLIAR A DIVULGAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NAS TOMADAS DE DECISÃO, COMO NO CASO DO CONSELHO ESCOLAR E APM.

TENDO EM VISTA A CULTURA DE VIOLÊNCIA NO INTERIOR DA ESCOLA, PRETENDE-SE CONSTITUIR UMA COMISSÃO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, PROMOVER ASSEMBLÉIAS, ENSINAR O DEBATE COMO PRÁTICA SOCIAL, PROPORCIONAR MOMENTOS DE ESCUTA, EMPODERAR OS ALUNOS E AS FAMÍLIAS A SE ENGAJAREM E A SE POSICIONAREM COM CRITICIDADE. COMO VISTO NO CURSO, DEMOCRACIA É UM EXERCICIO QUE SE APRENDE NOS CONFLITOS COTIDIANOS, PRESSUPÕE ESCUTA E ACOLHIDA ATENTA.

 

OBJETIVOS / RESULTADOS ESPERADOS

COMPREENDENDO O MAPA COMO UMA FERRAMENTA POTENCIAL, ESPERA-SE:

  • CONHECER OU RECONHECER A COMUNIDADE ESCOLAR, O PERFIL DO PROFESSOR, CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO DOCENTE.
  • IDENTIFICAR A REAL NECESSIDADE DOS NOSSOS ESTUDANTES, PONTOS A SEREM MELHORADOS NO ENSINO.
  • IDENTIFICAR NO INTERIOR DA ESCOLA ESPAÇOS QUE POSSAM SER EXPLORADOS COMO OUTROS ESPAÇOS POTENCIALMENTE EDUCATIVOS, COMO POR EXEMPLO O BOSQUE, A BRINQUEDOTECA, A SALA MULTIMÍDIA OU OUTROS.
  • LOCALIZAR E CONSOLIDAR NO ENTORNO DA ESCOLA, POTENCIAIS PARCEIROS E OUTROS ESPAÇOS EDUCATIVOS, TAIS COMO A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL, A SUBPREFEITURA QUE SE ENCONTRA NO BAIRRO, E OUTROS.
  • CONSTRUIR UM MAPA QUE SEJA DE USO COLETIVO DA ESCOLA.
  • POSSIBILITAR A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA EM MOMENTOS DE DIÁLOGO E TOMADA DE DECISÕES.
  • FACILITAR A COMUNICAÇÃO E O ACESSO A INFORMAÇÃO, SEJA POR REDES SOCIAIS, RÁDIOS COMUNITÁRIAS OU INFORMATIVOS EXPOSTOS NO COMÉRCIO LOCAL.

DURAÇÃO

PRETENDE-SE DESENVOLVER O MAPEAMENTO EM UM BIMESTRE E AS ARTICULAÇÕES DEMOCRÁTICAS DEVEM PERMEAR O COTIANO ESCOLAR POR TODO O ANO LETIVO.

 

AVALIAÇÃO

A AVALIAÇÃO SE DARÁ DE FORMA CONTÍNUA, PAUTADA NO DIÁLOGO, NAS INTERAÇÕES ENTRE O GRUPO ESCOLAR E COMUNIDADE, REAVALIANDO E REPLANEJANDO AS AÇÕES SEMPRE QUE NECESSÁRIO.