Tarefa 6 – Curso REP! – Luciana Aparecida Raimundo Pereira

Data

1 de agosto de 2020

Cursista

Luciana Aparecida Raimundo Pereira

Função

Coordenada Pedagógica

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

EMEI Oliveira Lima

Título do Projeto: A educação em Direitos Humanos e seus desdobramentos na escola.

A hegemonia dos direitos humanos como linguagem de dignidade humana é hoje incontestável. No entanto, esta hegemonia convive com uma realidade perturbadora. A grande maioria da população mundial não é sujeito de direitos humanos. É objeto de discursos de direitos humanos.”

Boaventura de Sousa Santos

Justificativa

 

Esse projeto tem como finalidade conscientizar todos os segmentos da unidade escolar que exercemos um papel fundamental na educação em Direitos Humanos.

Revisitar a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para algumas pessoas provavelmente é apresentar-lhes o documento.

Pensando no retorno as aulas presenciais, acho pertinente o envolvimento de toda a comunidade escolar.

Desconstruir a ideia de que somente o professor, a professora ensinam.

Os funcionários que ficam no portão , por exemplo , muitas vezes sem terem consciência desse ato, ensinam, transmitem valores, comportamentos, condutas.

A maneira como as famílias e as crianças são recebidas no portão revelam muito as condutas, práticas na escola como um todo.

Como disse anteriormente todos os funcionários, limpeza, secretaria, educadores, educadoras, gestão, condutores, as famílias precisam estar alinhados em relação as posturas.

O intuito desse projeto primeiramente é respeitar o outro, reconhecê-lo como um sujeito de direitos .

Muitas vezes as pessoas dizem que respeitam os outros, mas a sua fala,  seu olhar, vão na contramão dos direitos humanos.  Na verdade querem de forma sutil ou às vezes bem impositivas determinar o modo de agir, pensar, ser das sociedade.

 

Organizações envolvidas como protagonistas

È muito gratificante ouvir as crianças. Elas têm muitas ideias e gostam de participar das decisões.

Pensei em envolver o Conselho de Escola, a APM e as Assembleias Mirins dentro do possível.

O Conselho de escola é composto pela Gestão, professoras, famílias. Já temos as reuniões definidas por calendário, além disso as ações da escola, os projetos sempre são apresentados nas reuniões de Conselho de Escola.

Entendo que seria uma maneira de garantir o protagonismo desses segmentos.

 

Finalidades do Projeto

  • Promover mais conhecimento em relação ao tema: educação em Direitos Humanos;
  • Ouvir todos os segmentos;
  • Proporcionar momentos de reuniões online para conversarmos sobre o tema;
  • verificar se o Estado, está agindo em prol da humanidade, garantindo os direitos sociais e individuais de seus cidadãos.
  • Entender que os conflitos são inerentes nas nossas relações;
  • Reservar espaços para reuniões coletivas

 

Objetivos/resultados esperados

  • Socializar os conhecimentos através da bibliografia- livros educação em direitos humanos;
  • Diminuir a distancia entre a teoria e a pratica em relação aos direitos humanos;
  • Empoderamento das crianças e das famílias nas ações, decisões da unidade escolar;

 

Duração

  • O projeto será realizado no período de julho a dezembro de 2020.
  • Julho- conhecimento do material – cadernos educação em direitos humanos
  • Agosto- reuniões online com os segmentos . A proposta é fazer os exercícios de escuta, de se colocar no lugar no outro, de representar uma situação em que você foi injustiçado,
  • Setembro construção do folder
  • Outubro apresentação do material
  • Novembro –encerramento do projeto com as produções dos envolvidos (essas produções podem ser material para exposição ou vídeos).

 

Ações

  • Leitura do material;
  • Vídeos;
  • Reuniões online;
  • Trocas de experiências online;
  • Propor o exercício de “escuta atenta”;
  • Formação constante ;

 

Avaliação

A avaliação será continua  e ao final do projeto espera-se que:

  • Os envolvidos saibam mais a respeito de educação em direitos humanos;
  • Intervir em situações que alguém esteja com os seus direitos violados;
  • Mudança de ações, atitudes que reflitam no cotidiano da escola.

Significado de Direitos Humanos

Atividade interligada uma ação desencadeia outra.