Tarefa 6 – Curso REP! – Liliane Caroline da Silva

Data

10 de julho de 2020

Cursista

Liliane Caroline da Silva

Função

Professor de educação infantil

DRE / Unidade Educacional

Freguesia do Ó / Brasilândia

Escola

CEI Vila Prado

Plano de acolhimento aos familiares do CEI Vila Prado: Ação de Comunicação

Esse ano, devido a pandemia, tivemos apenas um mês e meio de aula. Nesse período, pelo que consideramos na educação Infantil, estávamos em processo de acolhimento com as crianças e familiares, seja das famílias que entraram na escola esse ano, seja das que já estavam na escola. Porém, todas as famílias estavam conhecendo uma nova professora e esse processo foi interrompido.

No retorno às aulas, infelizmente teremos um novo modo de nos relacionar com o ambiente escolar e entre as pessoas que compõem esse ambiente. Será necessário planejarmos e seguirmos o protocolo de saúde e segurança institucional, de acordo com novas regras de convívio social, a fim de minimizarmos os riscos de contágio às crianças, famílias e educadores.

Por fim, a escola passará por uma modificação nas relações entre os membros da comunidade escolar. Para que isso aconteça da melhor forma possível, será importante a compreensão e apoio da família.  Uma ação de comunicação aos pais e responsáveis seria uma forma respeitosa de acolhermos essas crianças e familiares. Nessa ação, serão esclarecidas as novas regras de convívio social da escola, como: regras de distanciamento social, medição diária de temperatura das crianças, o fluxo de acesso ao prédio, a higienização das crianças e adultos, o uso de mascaras nas crianças e adultos dentro da unidade, entre outros.

A ação de comunicação será por meio de distribuição de panfletos e afixação de cartazes informativos, reuniões com familiares divididas em pequenos grupos a fim de tornar possível o respeito ao protocolo de distanciamento social, publicações no grupo privado do facebook, utilizado como meio de comunicação entre famílias e escola na quarentena, contato via telefone, plantão de dúvidas na secretaria da escola e, ao retorno das crianças às aulas, serão enviados informativos via agenda escolar.

Essa ação se dará antes do retorno as aulas, em 08/09 e prosseguirá até o final do ano letivo, visto que há crianças que não retornarão no mesmo período para a escola. Teremos como agentes envolvidos nessa ação todos os funcionários da escola.

Com essa ação de comunicação, esperamos que as famílias e crianças possam se sentir mais acolhidas e seguras com as mudanças de modo que o impacto seja menos danoso para todos e que possamos construir um trabalho de qualidade, apesar de todas as alterações que sofrerá o cotidiano escolar.