Tarefa 6 – Curso REP! – LIANA MACHADO MORELLI

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

LIANA MACHADO MORELLI

Função

Professor de ensino fundamental II e médio

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

EMEF alferes Tiradentes

PROPOSTA PARA DEBATE E ALTERAÇÕES DO REGIMENTO ESCOLAR COM SUGESTÕES DOS ALUNOS

JUSTIFICATIVA

O regimento escolar é o conjunto de regras próprias da escola que delimita direitos e deveres dos alunos e professores no ambiente escolar. Tal regimento é construído, geralmente, sem a participação do corpo do discente, ao qual somente é informado sobre o mesmo , exigindo-se o seu cumprimento.  Entretanto, a participação efetiva dos alunos nas decisões e deliberações escolares é fundamental para a participação democrática e responsabilização dos sujeitos quanto ao convívio social e o respeito ao espaço escolar. Nesse sentido, proponho que o regimento escolar seja construído ou, em muitos casos, reconstruído levando –se em conta a participação dos alunos. Isso torna mais efetiva a consciência e a concordância com as regras e tem potencial para que elas sejam mais respeitadas. Nos regimentos, em geral, é comum que estejam descritos comportamentos que se espera dos alunos e punições no caso de descumprimento. No nosso regimento constam artigos e incisos como, dos direitos dos educandos; dos deveres dos educandos ou de seus responsáveis; das proibições aos educandos, etc. A proposta é fazer com que os estudantes reflitam sobre essas regras e proponham mudanças que beneficiem a todos.

QUEM ESTARÁ ENVOLVIDO

Todo o corpo escolar, incluindo alunos, professores, gestores, inspetores, cozinheiros e profissionais da limpeza.

FINALIDADE

Propor debate sobre o regimento escolar, construindo regras conscientes e de aceitação do corpo discente.

OBJETIVOS

– Discutir sobre a importância das regras para o convívio social

– Fomentar o debate sobre participação escolar democrática, incentivando  colaboração e o respeito mútuo  a opiniões divergentes, próprias ao regimes democráticos.

– Estimular a capacidade de consenso sempre pensando no coletivo

– Estimular entendimento sobre necessidades especiais para minorias

DURAÇÃO

Prevê-se inicialmente que o período de três a quatro meses serão necessários para a realização do debate e escrita do regimento. Porém é preciso entender que o regimento é um documento que deve estar em permanente mudança para se adaptar sempre a novas realidades em transformação.

AÇÕES

Discussões em sala

Durante o período de dois meses o regimento será discutido em sala (verifica-se a necessidade de que professores disponham de suas aulas para tal), onde os alunos levantarão sugestões e mudanças no regimento. Cada sala chegará a um documento único contendo suas mudanças. Após esse debate, a sala escolhera dois representantes para defender suas sugestões em assembleia estudantil.

Assembleia estudantil

Contendo os dois representantes (também representantes da cozinha e da limpeza), cada sala levará sua proposta e o debate continuará até que se formule uma proposta única que será levada ao corpo de professores para discussão. Ao se chegar ao documento único, os representantes levarão a proposta única para ser novamente discutida em sala, para votação e aprovação. No caso de aprovação, segue-se para instâncias superiores. No caso de não aprovação, novamente a reunião com representantes com as discordâncias e assim sucessivamente, até que se chegue ao documento único.

 

Debate com gestores e professores

Se a escola tiver grêmio, este pode por representatividade, levar o documento aprovado em assembléia pra a discussão e aprovação do documento final. Na ausência do grêmio, a assembléia escolherá oito representantes para defender a proposta perante o corpo docente. Após a aprovação, a escola fará um esforço contínuo para divulgar o documento para os alunos. Ficará a cargo dos próprios estudantes informar o regimento (e o processo de sua construção) para os novos alunos. Isso pode ser feito em reuniões mensais com os novos egressos.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita com base nos registro de descumprimento das regras e verificar-se-á se houve diminuição na quebra das normas a partir do novo regulamento em comparação anterior ao debate.