Tarefa 6 – Curso REP! – Letícia dos Santos de Lima

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Letícia dos Santos de Lima

Função

Professora de educação infantil

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

CEI Jardim Taioas

Mediação- retorno seguro as aulas presencias

I) JUSTIFICATIVA

Justificativa Especifica:
Hoje estamos vivendo dias confusos, instaurada uma quarentena repentina causada pela pandemia do covid19, onde famílias se isolaram de um dia pra outro, se viram obrigados a ficar em casa, e a escola antes um espaço seguro e acolhedor, pode se tornar um foco de contágio levando a perca de vidas. Foi preciso rever as formas de ensinar e aprender, é preciso se reinventar para que sejamos capazes de atender às demandas da sociedade do conhecimento. Ensinar por meio de ferramentas tecnológicas lúdicas, como jogos e brincadeiras, mesmo que a distância está fazendo parte da rotina atual, não sabemos o interesse do aluno nas atividades propostas, o estimulo o convívio social, integração de conteúdo, trabalho em equipe, observação às normas e direitos humanos, pois aprende-se, além de conteúdos escolares, o respeito às diferenças, aprende-se a lidar com perdas e frustrações. A proposta de estratégia de usar o diálogo e o acolhimento às crianças e às famílias será o ponto central pra esse retorno que tanto preocupa as famílias e todos os profissionais da educação.

II) OBJETIVOS

-Para os gestores: Promover o diálogo e seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde pra atendimento dos educandos.
-Para os professores: Escuta, diálogo com as famílias e garantia de um atendimento seguro para todos.
-Para funcionários: Atuação efetiva nas práticas e mediação pra validá-las.
-Para as famílias: Considerando a real necessidade do atendimento, acolher, dialogar compartilhando pensamentos e sentimentos diante da situação epidêmica que estamos passando.

III) METAS GERAIS:

-Preparar a comunidade para mudanças de hábitos e atitudes que seguiremos daqui em diante pra garantia do atendimento.
-Retorno dos bebês, crianças e famílias, garantias políticas públicas absenteístas (CME trabalhando em resolução que garanta esse direito).
-Acolher as necessidades físicas e emocionais, promovendo momentos de construção de relações de confiança pra compartilhar sentimentos.
-Continuidade e manutenção dos vínculos, rever os colegas e professores.
-Garantia de envio de das propostas pedagógicas pra aqueles que não possam retornar as vivências presenciais.
– Investir na comunicação adequada para informar e tranquilizar a todos e a todas que irão procurar informação.
-Dialogar sobre a obrigatoriedade das 800h e 200 dias letivos, para a educação infantil considerando a não obrigatoriedade de conteúdos e preparação para o ensino fundamental.

Plano de Ação:

Quanto ao retorno que pode estar mais próximo do que imaginamos, as UEs receberemos as crianças e pais que assim procurarem o atendimento em dia de frequência ou em outro que não for , insistirem em sua permanência e atendimento, o ECA, LDB e Normativas garantem o direito de atendimento sem vinculações a critérios.
Formação e diálogo na gestão desses conflitos podem ser instrumentos importantes pra desenvolver e construir a consciência coletiva de cuidados às crianças, bebês e comunidade escolar.

Avaliação:
A equipe gestora, professores, funcionários, alunos e comunidade escolar, devem discutir a eficiência das ações de cuidados e prevenções de contaminações no espaço escolar.
Ações e mudanças necessárias no clima escolar e o próprio modo agir que precisam ser planejadas e replanejadas, que garantam a permanência e segurança de todos os envolvidos no processo.
O registro das práticas de um diálogo compartilhado vai refletir em decisões assertivas em todo o processo.
No encerramento do ano, esperamos que contabilizemos mais histórias de superação e solidariedade do que percas.

Trabalho em Word