Tarefa 6 – Curso REP! – Kesia Barbosa de Souza Camargk
Função
Prof. Ed. Infantil e Ens. Fundamental 1
DRE / Unidade Educacional
Penha
Escola
CEU EMEF P Rosangela Rodrigues Vieira
Tarefa do curso RESPEITAR É PRECISO
Por: Késia Barbosa de Souza Camargo
Escola de atuação: CEU EMEF Professora Rosangela Rodrigues Vieira
Justificativa: Neste momento de possível retomadas das aulas, mutas crianças só irão a escola por que seus pais retornam ao trabalho e não tem com deixar seus filhos.
A escola não vê com bons olhos esse retorno, por medo de uma contaminação de seus funcionários, professores e alunos.
É neste momento que se faz necessário um diálogo respeitoso com toda a comunidade escolar sobre este assunto, com o objetivo de parametrizar uma retomada sem conflitos e com respeito ao próximo.
Quanto mais representantes da escola, pais, alunos e comunidade, melhor será essa retomada. Mas por outro ado, muitas opiniões surgirão e com elas os conflitos também.
Este projeto pretende minimizar esses conflitos através de escuta mútua de todos os representantes.
De início, fazer um formulário eletrônico (por conta do distanciamento social que estamos vivendo) com perguntas sobre a retomada das aulas. Gestão da EU, professores, funcionários, pais e alunos deverão ser ouvidos através de suas respostas. Após o levantamento dessas respostas reunir-se, através das reuniões em plataformas digitais, para discutir quais práticas são mais viáveis baseadas nas respostas dadas através do formulário. Também estudar os protocolos de segurança e tentar antecipar o possíveis problemas e conflitos que surgirão neste início de retomada e já redigir as regras básicas para este NOVO NORMAL.
A participação do Conselho, APM e CMC para o planejamento da retomada das aulas através do estudo dos protocolos de saúde indicados pelas autoridades.
Depois de tudo estudado e parametrizado por este grupo especial, divulgar para os pais os parâmetros para a retomada das aulas. Os pais precisam ter ciência do que foi estudado e discutido neste grupo, para isso é necessário uma atualização dos dados cadastrais dessas família, pois a escola verificou que muitos telefones e endereços são desatualizados.
A avalição será feita no dia a dia, durante o início do retorno as aulas na escola. Como os conflitos que surgirem serão resolvidos através desse grupo com representantes de toda a comunidade escolar.
Na escola que trabalho o formulário já foi amplamente divulgado para os pais dos alunos, mas tivemos um retorno bem abaixo do esperado por que os dados cadastrais estão desatualizados.