Tarefa 6 – Curso REP! – Kell silene silva silene Neves

Data

17 de julho de 2020

Cursista

Kell silene silva silene Neves

Função

PROF. TIT.ENS.FUND.I E MEDIO

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

EMEI BUENO DE AZEVEDO

Curso: Respeitar é preciso! 2020 

Tarefa: Proposta de Ações após retorno das aulas presenciais em tempos de pós Pandemia do Covid19 na EMEI BUENO DE AZEVEDO, DR 

Membro da Comissão Mediação de Conflitos:  

KELL SILENE SILVA NEVES 

Justificativa  

A Proposta parte da experiência vivenciada em participar da Comissão de Conflitos da unidade escolar no ano de 2019 e das formações oferecidas pelo Projeto Respeitar é Preciso, o qual tive contato pela primeira vez em suas proposições e propostas. 

Foi feito por mim e com autorização, do cadastro dos membros da Comissão em plataforma e conforme diretrizes do ano, foram enviadas o encaminhamento das construções de ações de implantação da Comissão de Mediação de Conflitos. 

Mediante o processo iniciado de existência da Comissão de Mediação de Conflitos da escola, de seu papel e sua contribuição para a comunidade escolar da nossa EMEI, a proposta versa em continuar numa crescente de participações e engajamento. 

Tendo em vista a percepção do papel de contribuição de sua atuação a proposta tem por objetivo promover as discursões, as melhores estratégias para minimizar as dificuldades do período, em função da angustia do momento pandêmico e os protocolos de retorno adotados na unidade escola conforme as diretrizes gerais. 

Tendo em vista sua relevância e atuação, tem por objetivo também a promoção de interações comunicativas assertivas em busca dos princípios norteadores da unidade escolar. 

As organizações vigentes oficiais, como conselho, apm, que dão apoio e suporte as ações escolares são amplamente intercaladas como fonte de ações que proporcionam a efetivação. 

Estratégias e Finalidades  

A proposta tem a intenção de continuar a construção do papel e da  importância que a Comissão de mediação de conflitos desempenha na escola, trazendo benefícios em todos os seguimentos da escola; 

Tem por meta indicar em momentos de interação entre os seguimentos de forma objetiva e pratica ações efetivas aliadas na dinâmica da rotina escolar; 

Duração  

Será ao longo do retorno de 2020, no retorno do pós isolamento, ate o termino do período letivo proposto; 

Detalhamento de Cronograma de Ações Gerais 

  1. Roda de conversa: Pauta – Retorno em tempos do pós isolamento Como garantir o Respeito e o Direito das crianças e da comunidade escolar? 
  • Leitura dirigida: carta africana – aula 01 plataforma do curso 
  • Definições de Composição e registros de atas de reuniões e encaminhamentos 
  1. Roda de conversa: Pauta – Proposta de construção de Carta de Compromisso da EMEI BUNO DE AZEVEDO 
  • Exercício adaptado: Respeito e Humilhação: Qual chapéu usou? 
  •  Leitura dirigida: Caderno Respeito e Humilhaçao – pag 33 
  • Aplicação da ferramenta Swot de pontos fracos e fortes/ o que vai bem e o que precisa mudar/problemas e potencialidades 
  1. Roda de conversa: Pauta – Proposta de Construção de Mapeamento 
  • Assistir vídeo indicado: correio – aula 03 plataforma do curso 
  • Leitura dirigida – caderno democracia na escola pag 98 
  1. Roda de conversa: Pauta – Proposta de Quadro de Sonhos 
  • Definição de organograma:  rede de pessoas que cuidam e apoiam 
  • Definição de meio de comunicação direta: WhatsApp 
  • Definição da agenda: percurso letivo 
  1. Roda de conversa: Pauta – Exposição do Mural: os Sonhos 
  • Leitura dirigida: caderno Democracia na escola pag 96 

Avaliação  

Será feita, no final de cada reunião e de cada processo finalizado, por meio de:

  • Exposição oral,  
  • enquetes  
  • perguntas avaliativas dirigidas, 
  •  caixa de sugestões de apreciações. 

por

kell neves