Tarefa 6 – Curso REP! – Kell silene silva silene Neves
Função
PROF. TIT.ENS.FUND.I E MEDIO
DRE / Unidade Educacional
Itaquera
Escola
EMEI BUENO DE AZEVEDO
Curso: Respeitar é preciso! 2020
Tarefa: Proposta de Ações após retorno das aulas presenciais em tempos de pós Pandemia do Covid19 na EMEI BUENO DE AZEVEDO, DR
Membro da Comissão Mediação de Conflitos:
KELL SILENE SILVA NEVES
Justificativa
A Proposta parte da experiência vivenciada em participar da Comissão de Conflitos da unidade escolar no ano de 2019 e das formações oferecidas pelo Projeto Respeitar é Preciso, o qual tive contato pela primeira vez em suas proposições e propostas.
Foi feito por mim e com autorização, do cadastro dos membros da Comissão em plataforma e conforme diretrizes do ano, foram enviadas o encaminhamento das construções de ações de implantação da Comissão de Mediação de Conflitos.
Mediante o processo iniciado de existência da Comissão de Mediação de Conflitos da escola, de seu papel e sua contribuição para a comunidade escolar da nossa EMEI, a proposta versa em continuar numa crescente de participações e engajamento.
Tendo em vista a percepção do papel de contribuição de sua atuação a proposta tem por objetivo promover as discursões, as melhores estratégias para minimizar as dificuldades do período, em função da angustia do momento pandêmico e os protocolos de retorno adotados na unidade escola conforme as diretrizes gerais.
Tendo em vista sua relevância e atuação, tem por objetivo também a promoção de interações comunicativas assertivas em busca dos princípios norteadores da unidade escolar.
As organizações vigentes oficiais, como conselho, apm, que dão apoio e suporte as ações escolares são amplamente intercaladas como fonte de ações que proporcionam a efetivação.
Estratégias e Finalidades
A proposta tem a intenção de continuar a construção do papel e da importância que a Comissão de mediação de conflitos desempenha na escola, trazendo benefícios em todos os seguimentos da escola;
Tem por meta indicar em momentos de interação entre os seguimentos de forma objetiva e pratica ações efetivas aliadas na dinâmica da rotina escolar;
Duração
Será ao longo do retorno de 2020, no retorno do pós isolamento, ate o termino do período letivo proposto;
Detalhamento de Cronograma de Ações Gerais
- Roda de conversa: Pauta – Retorno em tempos do pós isolamento Como garantir o Respeito e o Direito das crianças e da comunidade escolar?
- Leitura dirigida: carta africana – aula 01 plataforma do curso
- Definições de Composição e registros de atas de reuniões e encaminhamentos
- Roda de conversa: Pauta – Proposta de construção de Carta de Compromisso da EMEI BUNO DE AZEVEDO
- Exercício adaptado: Respeito e Humilhação: Qual chapéu usou?
- Leitura dirigida: Caderno Respeito e Humilhaçao – pag 33
- Aplicação da ferramenta Swot de pontos fracos e fortes/ o que vai bem e o que precisa mudar/problemas e potencialidades
- Roda de conversa: Pauta – Proposta de Construção de Mapeamento
- Assistir vídeo indicado: correio – aula 03 plataforma do curso
- Leitura dirigida – caderno democracia na escola pag 98
- Roda de conversa: Pauta – Proposta de Quadro de Sonhos
- Definição de organograma: rede de pessoas que cuidam e apoiam
- Definição de meio de comunicação direta: WhatsApp
- Definição da agenda: percurso letivo
- Roda de conversa: Pauta – Exposição do Mural: os Sonhos
- Leitura dirigida: caderno Democracia na escola pag 96
Avaliação
Será feita, no final de cada reunião e de cada processo finalizado, por meio de:
- Exposição oral,
- enquetes
- perguntas avaliativas dirigidas,
- caixa de sugestões de apreciações.
por
kell neves