Tarefa 6 – Curso REP! – Katia Cristina Pedroso
Função
Professora de Educação Infantil
DRE / Unidade Educacional
Jaçanã / Tremembé
Escola
Cei Parque Novo Mundo
Trabalhando a Diversidade para combater o preconceito na educação infantil
Justificativa:
Diante de tantas histórias de preconceito e de ódio presentes na sociedade, a escola precisa adotar ações que possibilitem a formação de cidadãos tolerantes que valorizem a empatia e a diversidade logo a partir da educação infantil.
Envolvidos:
Toda a comunidade escolar: alunos, professores, funcionários da escola, pais de alunos
Finalidade:
Romper com a reprodução de preconceitos que estão naturalizados na sociedade.
Desenvolver ações que valorizem a diversidade a fim de que o coletivo da escola adote uma mudança no “olhar” e seja capaz de se colocar no lugar do outro.
Objetivos / Resultados esperados:
Estimular a prática do respeito e da empatia
Auxiliar na construção e na valorização da identidade pessoal
Valorizar as diferenças
Incentivar o diálogo
Desconstruir as relações desrespeitosas e destrutivas.
Duração:
O ano todo.
Ações:
Com os adultos:
Rodas de Conversa partindo das experiências pessoais. Compartilhar os sentimento em situações de preconceitos, desvalorização, inferiorização, humilhação, intolerância.
Provocar a reflexão e repensar como as coisas são, e como deveriam ser para o bem-estar de todos.
Leituras dos mesmo livros lidos para as crianças a fim de questionar sobre os “valores” que estamos passando para as crianças.
Apresentar várias formas de preconceito: racismo, machismo, xenofobia, gordofobia, condição social, deficiência, entre outros a partir de relatos de pessoas que sofreram a discriminação.
Fazer um combinado com os adultos que em caso de discriminação a gestão fará a mediação da conversa, adotando uma postura menos punitiva e mais educativa.
Com as crianças:
Escolha de livros e filmes com histórias que destacam as culturas africanas e indígenas.
Escolha de livros e filmes cujos protagonistas apresentem deficiências.
Rodas de conversa, destacando o respeito, a empatia e a diversidade.
Brinquedos e Bonecas étnicas.
Exposição de obras de arte da cultura negra, indígena e de imigrantes pelas escola
Abordagem do preconceito de forma lúdica
Fazer uma leitura respeitosa dos corpos das crianças, valorizando as diferenças e aumentando a autoestima dos alunos.
Trabalhar receitas africanas e indígenas, incluindo-as no cardápio
Adotar ações que possibilitem reconhecer o direito de todos como rotina.
Avaliação:
A avaliação acontecerá continuamente no decorrer dos trabalhos.