Tarefa 6 – Curso REP! – Karina Lacerda Scarparo

Data

4 de agosto de 2020

Cursista

Karina Lacerda Scarparo

Função

Professor de Ensino Fundamental e Educação infantil

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

Cemei Pacheco Gato

Proposta de Ação

Estreitando Laços no Retorno as Aulas

 

Autoria: Karina Lacerda Scarparo

 

Unidade Educacional: CEMEI Pacheco Gato – DRE São Mateus

 

Período de realização: Durante o ano letivo

 

Participação:

Famílias e responsáveis no cuidar educar das crianças;

Comunidade entorno da unidade com idades diversas;

APM – Associação de Pais e Mestres

Educadores – toda a equipe da unidade

 

Justificativa:

O CEMEI Pacheco Gato é uma escola nova, iniciando as suas atividades com as crianças em 5 de fevereiro de 2020. Tendo uma grande história para criar durante esse ano junto com a equipe, as crianças, famílias e comunidade.

Relembrando os primeiros momentos, cheio de expectativas, ideias, experiências proporcionadas, até aquele dia, 23 de março de 2020, onde a escola cheia de propostas enriquecedoras para todos e todas, foi fechada por causa da pandemia que estava atingindo o mundo, trouxe sentimentos muitos confusos e uma dor no coração envolvendo a mistura da saudade de tudo em que vivia diariamente com as crianças, a tristeza de ter uma escola nova e não poder ser usufruída e angústias de iniciar as aulas a distância com vídeos, publicações em rede social e classroom, sempre mantendo contato com as famílias tentando ter a aproximação e interação.

E durante essa interação com as famílias a distância, conseguimos criar um elo de amizade respeito e companheirismo, estabelecendo uma parceria muito significativa e rica com trocas e escuta de conversas. E muitas vezes essas famílias trouxeram a fala de medo, ansiedade, angustia e dúvidas que se tornaram presentes em nossas conversas, principalmente com uma data de pré-retorno as aulas, 8 de setembro.

Não só a equipe do CEMEI Pacheco Gato, mas sim toda uma comunidade envolvida direta e indiretamente buscamos formas de promover o diálogo e a escuta com todos, mesmo sendo a distância. E agora com o retorno das aulas presenciais o maior objetivo é estreitar esses laços já criados, enfrentando o novo normal, mas sempre mantendo a escola um lugar onde a criança usufruir de um ambiente onde ela possui o direito de igualdade de aprendizagem e de viver.

 

Objetivo:

  • Promover a aproximação da comunidade escolar durante o retorno as aulas pós pandemia, estabelecendo vínculos afetivos, de segurança e prazer com a unidade;
  • Desenvolver a escuta e o diálogo de todos que estão envolvidos no dia a dia da escola, como também o entorno da unidade, propiciando um ambiente de respeito e acolhimento.

 

Cronograma de Execução:

Antes:

  • Diálogos com a equipe do CEMEI Pacheco Gato e toda a comunidade envolvida direta e indiretamente da escola;
  • Reunião de planejamento dos professores e equipe gestora;
  • Pesquisa de material formativo de apoio;
  • Organização prévia dos recursos, materiais e questionário para as famílias sobre o que viveram e vivem durante o isolamento social;

Durante:

  • Criação de protocolo e plano de ação para o retorno as aulas em segurança a todos e a todas;
  • Apresentação da proposta a equipe do CEMEI Pacheco Gato e toda a comunidade envolvida direta e indiretamente da escola;
  • Execução do vídeo e/ou leitura de textos;
  • Roda de conversa de caráter de escuta, reflexivo e formativo;
  • Registro dos apontamentos e reflexão levantada com os participantes;
  • Avaliação da atividade realizada;

Depois:

  • Reunião de avaliação, planejamento e replanejamento para os próximos encontros, dando ênfase as propostas de manter e criar novos vínculos com a comunidade, com o olhar ao “novo normal”, o valor da diversidade na escola, o direito da educação e da vida.

 

Produções/ações:

Fará parte desse “novo normal” ao criar/fazer exposições de jornal da escola, ensaio fotográfico, vídeos e ações como a roda de conversa e oficinas.

 

Intervenções:

As intervenções se darão no ambiente educacional do CEMEI Pacheco Gato.

 

Possíveis Desdobramentos:

Essa ação pode ser expandida conforme for a sua necessidade, envolvendo a equipe do CEMEI Pacheco Gato e toda a comunidade envolvida direta e indiretamente da escola, a fim de que todos ampliem seus olhares sobre a leitura crítica da ação e assim reverberar nas práticas pedagógicas durante esse novo normal.

 

Avaliação:

A avaliação será continua podendo e sendo, reflexiva e replanejada através de registros de imagens, fotografias, vídeos, escutas, diálogos observações e anotações afim de subsidiar a documentação pedagógica, valorizando o processo de desenvolvimento das vivências.

Proposta do Plano de Ação para o Retorno

Inicio da Confecção do Jornal da Quarentena, página 1 (em produção)

Inicio da Confecção do Jornal da Quarentena, página 2 (em produção)

Video da Escola, inicio da Quarentena

Vídeo com as fotos das propostas realizadas em casa com as famílias, mantendo sempre as famílias