Tarefa 6 – Curso REP! – Karina Lacerda Scarparo
Função
Professor de Ensino Fundamental e Educação infantil
DRE / Unidade Educacional
São Mateus
Escola
Cemei Pacheco Gato
Proposta de Ação
Estreitando Laços no Retorno as Aulas
Autoria: Karina Lacerda Scarparo
Unidade Educacional: CEMEI Pacheco Gato – DRE São Mateus
Período de realização: Durante o ano letivo
Participação:
Famílias e responsáveis no cuidar educar das crianças;
Comunidade entorno da unidade com idades diversas;
APM – Associação de Pais e Mestres
Educadores – toda a equipe da unidade
Justificativa:
O CEMEI Pacheco Gato é uma escola nova, iniciando as suas atividades com as crianças em 5 de fevereiro de 2020. Tendo uma grande história para criar durante esse ano junto com a equipe, as crianças, famílias e comunidade.
Relembrando os primeiros momentos, cheio de expectativas, ideias, experiências proporcionadas, até aquele dia, 23 de março de 2020, onde a escola cheia de propostas enriquecedoras para todos e todas, foi fechada por causa da pandemia que estava atingindo o mundo, trouxe sentimentos muitos confusos e uma dor no coração envolvendo a mistura da saudade de tudo em que vivia diariamente com as crianças, a tristeza de ter uma escola nova e não poder ser usufruída e angústias de iniciar as aulas a distância com vídeos, publicações em rede social e classroom, sempre mantendo contato com as famílias tentando ter a aproximação e interação.
E durante essa interação com as famílias a distância, conseguimos criar um elo de amizade respeito e companheirismo, estabelecendo uma parceria muito significativa e rica com trocas e escuta de conversas. E muitas vezes essas famílias trouxeram a fala de medo, ansiedade, angustia e dúvidas que se tornaram presentes em nossas conversas, principalmente com uma data de pré-retorno as aulas, 8 de setembro.
Não só a equipe do CEMEI Pacheco Gato, mas sim toda uma comunidade envolvida direta e indiretamente buscamos formas de promover o diálogo e a escuta com todos, mesmo sendo a distância. E agora com o retorno das aulas presenciais o maior objetivo é estreitar esses laços já criados, enfrentando o novo normal, mas sempre mantendo a escola um lugar onde a criança usufruir de um ambiente onde ela possui o direito de igualdade de aprendizagem e de viver.
Objetivo:
- Promover a aproximação da comunidade escolar durante o retorno as aulas pós pandemia, estabelecendo vínculos afetivos, de segurança e prazer com a unidade;
- Desenvolver a escuta e o diálogo de todos que estão envolvidos no dia a dia da escola, como também o entorno da unidade, propiciando um ambiente de respeito e acolhimento.
Cronograma de Execução:
Antes:
- Diálogos com a equipe do CEMEI Pacheco Gato e toda a comunidade envolvida direta e indiretamente da escola;
- Reunião de planejamento dos professores e equipe gestora;
- Pesquisa de material formativo de apoio;
- Organização prévia dos recursos, materiais e questionário para as famílias sobre o que viveram e vivem durante o isolamento social;
Durante:
- Criação de protocolo e plano de ação para o retorno as aulas em segurança a todos e a todas;
- Apresentação da proposta a equipe do CEMEI Pacheco Gato e toda a comunidade envolvida direta e indiretamente da escola;
- Execução do vídeo e/ou leitura de textos;
- Roda de conversa de caráter de escuta, reflexivo e formativo;
- Registro dos apontamentos e reflexão levantada com os participantes;
- Avaliação da atividade realizada;
Depois:
- Reunião de avaliação, planejamento e replanejamento para os próximos encontros, dando ênfase as propostas de manter e criar novos vínculos com a comunidade, com o olhar ao “novo normal”, o valor da diversidade na escola, o direito da educação e da vida.
Produções/ações:
Fará parte desse “novo normal” ao criar/fazer exposições de jornal da escola, ensaio fotográfico, vídeos e ações como a roda de conversa e oficinas.
Intervenções:
As intervenções se darão no ambiente educacional do CEMEI Pacheco Gato.
Possíveis Desdobramentos:
Essa ação pode ser expandida conforme for a sua necessidade, envolvendo a equipe do CEMEI Pacheco Gato e toda a comunidade envolvida direta e indiretamente da escola, a fim de que todos ampliem seus olhares sobre a leitura crítica da ação e assim reverberar nas práticas pedagógicas durante esse novo normal.
Avaliação:
A avaliação será continua podendo e sendo, reflexiva e replanejada através de registros de imagens, fotografias, vídeos, escutas, diálogos observações e anotações afim de subsidiar a documentação pedagógica, valorizando o processo de desenvolvimento das vivências.
Proposta do Plano de Ação para o Retorno
Inicio da Confecção do Jornal da Quarentena, página 1 (em produção)
Inicio da Confecção do Jornal da Quarentena, página 2 (em produção)
Video da Escola, inicio da Quarentena
Vídeo com as fotos das propostas realizadas em casa com as famílias, mantendo sempre as famílias