Tarefa 6 – Curso REP! – Karen Gomes Lima
Função
PEIF
DRE / Unidade Educacional
Freguesia do Ó / Brasilândia
Escola
EMEI Coronel Alexandre Gama
CURSISTA: KAREN GOMES LIMA
U.E.: EMEI CORONEL ALEXANDRE GAMA – 4 SALAS / 8 TURMAS
DRE.: FREGUESIA/BRASILÂNDIA
CONSELHO MIRIM GAMA
JUSTIFICATIVA: Pensando na região em que a escola está inserida (Jardim Damasceno – Brasilândia), na qual muitos direitos são negados e o processo de escuta é inexistente, criaremos o Conselho Mirim Gama que trará dois representantes de cada turma para dialogarem com a coordenação e direção quais melhorias podem ser feitas na escola (reformas, festas, passeios, eletrônicos, brinquedos, materiais). Enfim, escutar o que as crianças tem a dizer e torná-las pertencentes da comunidade escolar.
FINALIDADE: Promover a escuta das crianças e fazê-las ter ciência de que também são responsáveis pelo ambiente escolar podendo tomar decisões e denunciar irregularidades.
OBJETIVOS/RESULTADOS: Por meio desse projeto, acredito que aos poucos irá refletir nas famílias e na comunidade do Jardim Damasceno – Brasilândia, trazendo à todos percepção de seus direitos para que unidos busquem órgãos públicos e exijam melhorias como iluminação adequada, água encanada, coleta de lixo e entulhos, pavimentação de alguns trechos como da Tribo (local da comunidade com diversas habitações em madeira sem luz e água), ações da saúde (vacinação, orientações sobre saúde da mulher e sexual) e valorização do microempreendedor.
DURAÇÃO: Acredito que por se tratar de mudanças comportamentais, o prazo se caracteriza como longo não cabendo definir exatamente quando acabará, pois dependerá de como as pessoas irão compreender e reagir.
AVALIAÇÃO: Conforme as crianças forem tendo participação ativa no Conselho Mirim Gama, os resultados surgirão e tornarão satisfatórios. Pois ainda é muito difícil acontecer a escuta e a participação dos estudantes nas escolas, ainda mais na educação infantil.