Tarefa 6 – Curso REP! – Jovana Aparecida Cypriano Pimentel

Data

3 de agosto de 2020

Cursista

Jovana Aparecida Cypriano Pimentel

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

Freguesia do Ó / Brasilândia

Escola

Emei Dr. Bernardino Pimentel Mendes

Plano de ação

Formação Educação em Direitos Humanos

Curso Respeitar é Preciso!

Participante Jovana Aparecida Cypriano Pimentel

Tema escolhido: “A diversidade no ambiente escolar”

 

Objetivos:

Trabalhar a diversidade cultural no ambiente escolar de forma simples para o entendimento e assimilação de todos os envolvidos na U.E.

Fazer com que este plano seja colocado em prática coletivamente contando com o apoio e participação também da comunidade que compõem o corpo escolar (pais, mães, avós entre outros), além da equipe pedagógica e as crianças da escola.

Provocar nas crianças o desejo e a obrigação de realizar no seu dia-a-dia o respeito mútuo entre eles e os colegas.

Fazer-lhes perceber que todos nós temos nossas diferenças e que o respeito à isso é o mais imprescindível.

Valorizar essas diferenças como parte importante de cada criança/cidadão.

Justificativa:

Este tema surgiu a partir da minha participação em todo o curso do “Respeitar é Preciso”, os temas abordados foram de alta relevância para o meu conhecimento e tive como base a aula 4 que trouxe como destaque o título “Diversidade e Discriminação”. Pensando no mundo em que vivemos e nos mais variados contextos em que as crianças estão inseridas, parti deste pressuposto para que pudesse aprofundar-me mais no assunto com minha turma de infantil II e também fazer o convite para que as demais colegas professoras possam partir comigo neste universo tão vasto de conhecimento e variedade que é o da diversidade cultural.

Acredito que se trabalharmos com as crianças desde cedo este assunto, a probabilidade de termos adultos que respeitam as diferenças e singularidades de cada um será muito grande, por isso é tão importante também a participação dos pais e responsáveis neste momento.

 

Duração: 1 semestre (com o intuito de começar após a situação de pandemia estar totalmente sob controle).

 

Quais organizações da U.E. estarão envolvidas como protagonistas: Pretendo trazer para participar deste plano pais e responsáveis que participam da APM e do Conselho Escolar, assim como toda a equipe docente.

 

Finalidade: Desejo com esta ação fazer com as crianças que fazem parte da Emei Dr. Bernardino Pimentel Mendes tornem–se crianças que respeitam os colegas, os adultos em todas as mínimas diferenças, desde etnias, nacionalidade, naturalidade, suas deficiências físicas e intelectuais e tudo o que difere um ser humano de outro.

 

Ações que serão colocadas em prática:

 

  1. Socializar com as colegas da equipe docente sobre a importância de trabalharmos o tema “Diversidade” com as nossas crianças e famílias.
  2. Em uma roda de conversa, de posse de um espelho, pedir para que cada criança fale sobre si e sobre suas características, serão indagados sobre as diferenças e semelhanças que tem entre elas.
  3. Feito este processo, cada criança deverá desenhar seu colega, e dizer o que achou de mais diferente e bonito nele.
  4. Em uma roda de conversa, falaremos sobre os primeiros habitantes do Brasil, os Índios e assistiremos ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jJa7Y6UgH8E que ilustra um pouco como eram diferentes esse povo, com suas vestes, costumes entre outros. Montaremos um texto coletivo sobre este tema onde cada criança irá ajudar falando sobre as diferenças entre os índios e nós atualmente.
  5. E na sua casa? São todos iguais? Todos gostam das mesmas coisas? Todos são parecidos esteticamente? Enviarei para casa uma folha com algumas dúvidas à respeito dessa diversidade no ambiente familiar e as crianças farão essa breve pesquisa com seus familiares.
  6. Em uma roda de conversa falaremos sobre o que as crianças acham de mais diferente em suas famílias.
  7. Nossa cidade é rica em diversidade cultural, temos pessoas vindas de diversas regiões do Brasil e também de outros países. Assistiremos à um vídeo que mostra essa diversidade: https://www.youtube.com/watch?v=1TuiHeNltbo logo em seguida conversaremos sobre essas diferenças e cada criança irá desenhar o que mais gostou do vídeo.
  8. Vamos conhecer um pouco mais da culinária típica de outros lugares do nosso país e que tal valorizarmos essa variada culinária? Faremos um delicioso Cuscuz típico do Nordeste e provaremos essa iguaria tão bem saboreada aqui pelos Paulistanos, registraremos com fotos e montaremos um cartaz.
  9. Convidarei alguns familiares da APM e Conselho Escolar para que venham até nossa EMEI contar para crianças de onde são, se nasceram em São Paulo mesmo ou em outra região do Brasil, contarão como se dá sua cultura, o que há de diferente onde nasceram de onde moram hoje.
  10. Vamos observar as diferenças físicas entre cada um de nós? Na nossa turma de 2020 temos um amiguinho com deficiência física e após assistirmos ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sDWQ-QuSXXQ e também https://www.youtube.com/watch?v=eLtzvypcurE em uma roda de conversa falaremos sobre o que nos difere e o que nos aproxima uns dos outros. Faremos um texto coletivo para expor na sala e um desenho da turma com suas diferenças.

 

Avaliação:

 

Ao longo do projeto pretendo realizar muitas rodas de conversa com as crianças, com a finalidade de observar como eles lhes dão com as diferenças de cada um e de todos no geral. Também deixo em aberto a possibilidade de mudanças no roteiro de atividades, adaptações se forem necessárias.

 

https://www.youtube.com/watch?v=jJa7Y6UgH8E https://www.youtube.com/watch?v=1TuiHeNltbo https://www.youtube.com/watch?v=sDWQ-QuSXXQ https://www.youtube.com/watch?v=eLtzvypcurE