Tarefa 6 – Curso REP! – JOSILMA BRAZ DE BRITO

Data

4 de agosto de 2020

Cursista

JOSILMA BRAZ DE BRITO

Função

Professora de Ed. Infantil e Fundo. I

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

EMEI Estrada Turística

JOSILMA BRAZ DE BRITO        RF: 7300280

TAREFA FINAL: CURSO- RESPEITAR É PRECISO!

Proposta de ação envolvendo a comunidade escolar

TEMA: Escuta, acolhimento e sensibilização

JUSTIFICATIVA

Nós enquanto educadores  precisamos ter em mente que o retorno não será tão fácil, onde teremos que acolher crianças e familiares que viveram uma experiência de isolamento, recessão financeira,  violência doméstica, medos , traumas, perdas de entes queridos, entre outras questões. Diante tudo isso a escola precisa acolher essas crianças e famílias oferecendo apoio e segurança durante esse retorno, e principalmente saber ouvir o que as crianças tem a dizer nesse momento.

OBJETIVOS:

Acolher as famílias, dialogar, refletir, conscientizar,promover a escuta,orientar, participar em diversos momentos .

ENVOLVIDOS

Todos os professores, gestores, pessoal do grupo de apoio, alunos, famílias, Conselho de escola, Unidade Básica de saúde e toda comunidade escolar.

FINALIDADE

Buscar meios para que o retorno seja acolhedor e seguro para todos, respeitando as individualidades e o momento de dificuldade que cada criança/família vem enfrentando devido a pandemia. 

DURAÇÃO

Essa proposta será desenvolvida durante o ano letivo , conforme a evolução e controle da pandemia.

PLANO DE AÇÃO

  • Fazer um questionário para diagnóstico das famílias durante e após a pandemia, incluindo levantamento de informações como esperam que aconteça o retorno das crianças á escola;
  • Reunião envolvendo todos os integrantes da unidade escolar, Conselho de escola para discutirem as ações que serão desenvolvidas;
  • Mapear a comunidade escolar sobre os problemas atuais;
  • Levantamento dos problemas e perdas durante a pandemia;
  • Ouvir todos os envolvidos sobre os seus anseios e expectativas para que o retorno seja um momento seguro para todos, inclusive para as crianças;
  • Criação de um protocolo único da escola, detalhando todos os espaços do ambiente escolar;
  • Informes com orientações sobre os devidos cuidados que devemos ter na escola;
  • Palestras envolvendo a UBS que já realiza algumas ações em parceria com a nossa escola, atendendo a comunidade escolar;
  • Presença de especialistas da saúde para esclarecer os problemas que poderão surgir a partir do mapeamento realizado na comunidade escolar;
  • Construir uma nova rotina de trabalho com as crianças;
  • Escutar as crianças nesse retorno e fazer uma readaptação na escola;
  • Criar novas estratégias para que a criança possa brincar com segurança;
  • Continuar com os trabalhos remotos, oferecendo um trabalho que atenda todas as crianças que não irão retornar para as aulas presenciais.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá por meio de intervenções e  observações realizadas, incluindo a participação das famílias e o envolvimento de todos que fazem parte da escola e do Conselho, detectando o número de casos que por ventura venham a acontecer .