Tarefa 6 – Curso REP! – JOSILMA BRAZ DE BRITO
Função
Professora de Ed. Infantil e Fundo. I
DRE / Unidade Educacional
Pirituba / Jaraguá
Escola
EMEI Estrada Turística
JOSILMA BRAZ DE BRITO RF: 7300280
TAREFA FINAL: CURSO- RESPEITAR É PRECISO!
Proposta de ação envolvendo a comunidade escolar
TEMA: Escuta, acolhimento e sensibilização
JUSTIFICATIVA
Nós enquanto educadores precisamos ter em mente que o retorno não será tão fácil, onde teremos que acolher crianças e familiares que viveram uma experiência de isolamento, recessão financeira, violência doméstica, medos , traumas, perdas de entes queridos, entre outras questões. Diante tudo isso a escola precisa acolher essas crianças e famílias oferecendo apoio e segurança durante esse retorno, e principalmente saber ouvir o que as crianças tem a dizer nesse momento.
OBJETIVOS:
Acolher as famílias, dialogar, refletir, conscientizar,promover a escuta,orientar, participar em diversos momentos .
ENVOLVIDOS
Todos os professores, gestores, pessoal do grupo de apoio, alunos, famílias, Conselho de escola, Unidade Básica de saúde e toda comunidade escolar.
FINALIDADE
Buscar meios para que o retorno seja acolhedor e seguro para todos, respeitando as individualidades e o momento de dificuldade que cada criança/família vem enfrentando devido a pandemia.
DURAÇÃO
Essa proposta será desenvolvida durante o ano letivo , conforme a evolução e controle da pandemia.
PLANO DE AÇÃO
- Fazer um questionário para diagnóstico das famílias durante e após a pandemia, incluindo levantamento de informações como esperam que aconteça o retorno das crianças á escola;
- Reunião envolvendo todos os integrantes da unidade escolar, Conselho de escola para discutirem as ações que serão desenvolvidas;
- Mapear a comunidade escolar sobre os problemas atuais;
- Levantamento dos problemas e perdas durante a pandemia;
- Ouvir todos os envolvidos sobre os seus anseios e expectativas para que o retorno seja um momento seguro para todos, inclusive para as crianças;
- Criação de um protocolo único da escola, detalhando todos os espaços do ambiente escolar;
- Informes com orientações sobre os devidos cuidados que devemos ter na escola;
- Palestras envolvendo a UBS que já realiza algumas ações em parceria com a nossa escola, atendendo a comunidade escolar;
- Presença de especialistas da saúde para esclarecer os problemas que poderão surgir a partir do mapeamento realizado na comunidade escolar;
- Construir uma nova rotina de trabalho com as crianças;
- Escutar as crianças nesse retorno e fazer uma readaptação na escola;
- Criar novas estratégias para que a criança possa brincar com segurança;
- Continuar com os trabalhos remotos, oferecendo um trabalho que atenda todas as crianças que não irão retornar para as aulas presenciais.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá por meio de intervenções e observações realizadas, incluindo a participação das famílias e o envolvimento de todos que fazem parte da escola e do Conselho, detectando o número de casos que por ventura venham a acontecer .