Tarefa 6 – Curso REP! – Janete Magalhães Gomes

Data

9 de julho de 2020

Cursista

Janete Magalhães Gomes

Função

Prof. Ed. INFANTIL E FUNDAMENTAL I

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

EMEF João Gualberto do Amaral Carvalho

CURSO RESPEITAR É PRECISO

Plano de Ação: Volta às aulas,Educação em Direitos Humanos

Professora Janete Magalhães Gomes, EMEF João Gualberto do Amaral Carvalho

 

APRESENTAÇÃO

“É preciso conhecer para respeitar.”

A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 em seu primeiro artigo diz que:

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

 

Sendo a escola um espaço de aprendizado e convivência, entre nossos deveres está o de assegurar direitos como “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.”(ODS 4)

O compromisso com uma educação mais humana deve se  fortalecer e  buscar soluções para os problemas causados pela pandemia.É hora de propiciar os sentimentos e atitudes de cooperação mais solidária.

Devemos ser sujeitos de direitos , capazes de fazer valer nossos direitos e dos outros.

É tempo de ensinar e aprender!

https://www.youtube.com/watch?v=UaGgBEgR0jI  

 

JUSTIFICATIVA

O curso Respeitar é Preciso  provocou em mim inúmeras reflexões e trouxeram a tona muitas memórias, entre elas  a de que minha unidade escolar , trazia em sua fala questões como a indisciplina e o pouco envolvimento das famílias na vida escolar de seus filhos. Depois de muitos encontros chegamos a desenvolver um plano de ação para amenizar esses conflitos, porém devido a pandemia os mesmos não foram colocados em prática.

O ano de 2020 nos surpreendeu com a pandemia causada pelo COVID 19. A comunidade cientifica, sem muito conhecer a respeito do vírus busca investigar , estudar e criar uma vacina e enquanto procuram a solução, para poupar vidas, propõe o  isolamento social e práticas de higiene mais rígidas à população. Todos sofrem com as medidas tomadas e fica mais acentuada a desigualdade em nosso pais.

Todos nós tivemos que nos adequar à nova realidade, entre tantas mudanças, foram criadas as aulas remotas; Google sala de aula,whatsapp, Caderno Trilhas de Aprendizagem,live, videoconferência…

Diante desta realidade muitos são os desafios,sabemos que uma parte dos alunos não tiveram acesso à internet nem ao auxilio de um responsável da família que pudesse ajudá-lo no estudo, muitas famílias priorizaram a busca de um meio de garantir alimentos aos seus familiares, outros conviveram com a morte de familiares. Assim,sabemos que ao retornar nossas atividades presenciais teremos que enfrentar grandes desafios.

Com respeito a todos, penso que com a volta as aula presenciais devemos nos preocupar em  acolher  a comunidade escolar com carinho e cuidados  de proteção  contra o coronavírus.

Neste contexto de incertezas, dar continuidade aos planos de ações será um grande desafio.

Podemos pensar em ações como ; melhorar o rendimento escolar, relação escola e família, indisciplina e possível evasão.

É tempo de promover o exercício da escuta , abrir novos caminhos e construir juntos.

 

OBJETIVOS GERAIS

  •    Acolher com carinho e segurança.
  •    Promover o exercício da escuta.
  •    Garantir os direitos de aprendizagens relevantes e eficazes a todos os alunos.
  •    Promover maior interação entre família/escola
  •    Dar outro significado ou trato a indisciplina

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Melhorar a comunicação entre toda a comunidade escolar; promover a escuta mutua, de maneira que sintam-se dignos e respeitados,comunicar as ações e programações já estabelecidas pela Prefeitura de maneira objetiva, clara e transparente.
  • Manter e promover relacionamento de respeito e cooperativo de trabalho com colegas, alunos, pais e demais segmentos da comunidade escolar.
  • Orientar a comunidade escolar na construção de um processo pedagógico, em uma perspectiva democrática.
  • Fazer avaliação diagnóstica imediata para identificar os  diferentes níveis de aprendizagem dos alunos e suas necessidades de aprendizagem.
  • Definir estratégias para sanar  possíveis dificuldades dos alunos que se encontrarem em defasagem; rever planejamento anual, plano de recuperação e plano de reposição, atividades complementares…

PROCEDIMENTOS

  • O plano de ação  poderá ser colocado em prática no ano de  2020/ 2021, assim que houver o retorno às aulas presenciais, sem data para finalizar.
  • Contará com a participação de toda comunidade escolar.
  • Iniciamos nossas ações  com o mapeamento das expectativa das famílias, professores e coordenadores em relação a volta presencial das aula.
  • A contextualização local e participação democrática de todo os seguimentos da escola, alunos, famílias , Posto de Saúde, ONGs, devem estar presentes  durante todo o processo.
  • Devemos exercitar o caminho do diálogo e dar ferramentas para que todos  participem  e sintam-se seguras de que serão escutadas.
  • Em condições de trabalho, fazer avaliação diagnóstica sobre o desenvolvimento e aprendizagem do aluno.

PESQUISA SOBRE O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

Nossa pesquisa inicial foi realizada em 2020, antes do retorno às aulas presenciais e contou com a participação de 16  pessoas,professores, coordenadoras e mães do primeiro ano do Fundamental I.

Através de áudio gravado e enviado por whatsapp, responderam à seguinte pergunta:

Qual sua maior preocupação no retorno às aulas presenciais?

A figura 1 é de um  gráfico que  mostra as principais preocupações dos entrevistados.

REGISTROS DE ALGUMAS FALAS

Mãe de alunos

  • “… eu muito preocupada, com muito medo…”
  • “… seria bom revisar as atividades escolares …a importância de se prevenir com tudo que estamos passando…”
  • “… tenho medo da volta, espero que apesar da ocasião eles consigam se prevenir, pois são pequenos…”
  • “…a limpeza da escola mais rigorosa, banheiros mais limpinhos,limpar o chão com cândida mais vezes, dá medo…”
  • “…tenho medo de voltar, criança esquece, pode tirar a máscaras…não sei se ele consegue ir para o segundo ano…”
  • “…tenho medo professora , não sei como ta a escola… ela ta fazendo as lições,melhorou…”

Professoras,coordenadoras e assistente de direção

  • “… Só voltar no primeiro momento que a escola esteja pronta e preparada para receber esses alunos, que a escola esteja amparada pelo governo…”
  • “…se preocupar bastante com o social e em seguida vamos para avaliação diagnostica…”
  • “… que ela saiba realmente acolher, com sensibilidade, com troca…espero um ambiente limpo…”
  • “…muito complicado voltar este ano, preocupação com limpeza, distanciamento…”
  • “…a situação não está favorável, tem que ter toda uma reestruturação da escola e sistema, testagem para todos…valorização a vida…”
  • “… espero que não volte este ano,fico preocupada em conseguir atender às normas, com a saúde…”
  • “acho difícil  essa volta …vamos entrar com afeto,acolhimento e empatia.”

PROCEDIMENTOS ( SUGESTÕES)

 Relação escola/aluno/família

Abrir espaço para a escuta mútua.

Ajudar as família mais vulneráveis; arrecadação, orientações , agregar programas sociais…

Garantir que funcionários ,estudantes e famílias conheçam os riscos e os procedimentos adotados para evitar o contágio da doença; conversas, cartazes, vídeos, palestras virtuais…

  • Promover cultura de atenção aos procedimentos de limpeza pessoal.
  • Garantir que funcionários ,estudantes e famílias conheçam os riscos e os procedimentos adotados para evitar o contágio da doença.
  • Palestras com profissionais da saúde, educação…  (presencial ou online)
  • Reuniões de Pais ,bimestral ou mensal, conforme a necessidade e possibilidades (presencial ou online)
  • Horários alternados para atendimento aos pais.
  • Oficinas  de dança, artesanato, quando for possível.
  • Reuniões individualizadas .
  • Participação de aluno e família em Projetos e eventos culturais.

 Rendimento escolar

  • Promover cultura de atenção aos procedimentos de limpeza pessoal, através de conversas , vídeos, atividades lúdicas,etc.
  • Garantir que funcionários ,estudantes e famílias conheçam os riscos e os procedimentos adotados para evitar o contágio da doença; conversas, cartazes, vídeos, palestras virtuais…
  • Promover  a escuta mútua; roda de conversa, debates, atendimento individual de responsáveis pelos alunos…
  • Fazer o mapeamento através da avaliação diagnóstica para identificar  como está a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos,suas facilidades e dificuldades e a partir daí  criar novas ações, atividades e estratégias diferenciadas, rever plano de ensino, etc
  • Estabelecer contato efetivo e pedagógico com o aluno visando à permanência com sucesso do mesmo.
  • Participação da comunidade escolar em roda de contação de histórias.

Indisciplina

  • Criar assembléia de classe , encontros mensais, para discussão do convívio entre os alunos, refletir sobre os problemas comum a eles , soluções e acordos…
  • Mapear  os interesses dos alunos,  fazer duas caixinhas onde serão colocados registros  anônimos .
  • Palestras ; Psicólogos, Assistente Social, Jovens que participam de Projetos Sociais…
  • Quando puder , promover saídas culturais; teatro, cinema.
  • Incentivar a leitura de diferentes gêneros textuais, debates, assembleias,aluno monitor…
  • Assistir vídeos que provoquem reflexões.
  • Promover por meio de varias estratégias o respeito e a solidariedade.

Evasão

  • Fazer reuniões periódicas com pais, professores, coordenadores …
  • Entrar em contato com as famílias; telefone, carta ou telegrama convocando os responsáveis a comparecerem à escola.
  • Acionar, se preciso, o Conselho Tutelar, Assistência Social….
  • Estabelecer contato efetivo e pedagógico com o aluno visando à permanência com sucesso do mesmo.
  • Tornar o espaço da escola seguro e agradável.

 

AVALIAÇÃO

A  avaliação deve ser contínua , pode acontecer periodicamente e contar com a participação da comunidade escolar para definir ou redefinir metas e ações que busquem o bem estar criando condições para que ocorra a aprendizagem significativa a todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.

 

CONSIDERAÇÕES

Através dos estudos feitos, constatei que a comunidade escolar está com medo e muito preocupada em preservar vidas, por este motivo, antes da volta as aulas presenciais esperam ações do governo que favoreçam esse retorno; organização dos ambientes, testagem, limpeza, compra de insumos…

Espero que este Plano de Ação possa contribuir para dar continuidade ao desenvolvimento do trabalho escolar, que no exercício da  escuta mutua acolha todos com carinho e transmita confiança de que juntos, com respeito e solidariedade podemos continuar buscando uma educação de qualidade e equidade.

Vídeo: Qual é o sentido da vida? História do Girassol

https://www.youtube.com/watch?v=pJdUJmSqDGE