Tarefa 6 – Curso REP! – Janaína Aparecida de Souza

Data

23 de julho de 2020

Cursista

Janaína Aparecida de Souza

Função

Professor de educação básica II

DRE / Unidade Educacional

Jaçanã / Tremembé

Escola

Shirley Guio

Violência verbal: gentileza gera gentileza
Justificativa
Ingressei na PMSP em 2018 como professora acompanhante da regente e como passava algumas horas observando, estranhei o fato de muitos alunos se agredirem verbalmente sem nenhum motivo aparente.
Eram alunos do Ensino Fundamental II e como conheço o comportamento dessa faixa etária, percebi que algumas vezes, faziam isso para testar a paciência um do outro. E em outros momentos, parecia fazer parte da cultura da comunidade que não se desassociava com o contexto escolar.
Desde 2019 passei a trabalhar com o Ensino Fundamental I, não notei a violência verbal, mas a física estava presente quase todo dia no intervalo dos terceiros anos, por isso faziam o recreio sozinhos para os ATEs pudessem dar conta de evitar/minimizar as brigas.

Quais organizações da UE estarão envolvidos como protagonistas
Penso que esse projeto deva envolver toda a comunidade escolar (Grêmio/CMC/Conselho/APM) porque ele partiria da mudança na comunicação entre todos, assim seria importante que todos conhecessem e pudessem atuar de forma positiva, dando exemplo em seus lares e na escola.

Finalidade –
Criar um ambiente harmônico, de respeito mútuo e que os conflitos aconteçam para melhorar a convivência de todos os envolvidos.
Espero que todos percebam o quão importante conviver em um lugar onde respeitem e se sintam respeitados.Que vejam que possuem voz e que isso não quer dizer que seus desejos serão realizados, mas sim que o melhor será feito para o bem de todos. Que encontrem nos debates uma maneira de argumentar e ouvir o que o outro tem a dizer, procurando entender sem ter de concordar.

Objetivos/Resultados esperados –
Que a escola seja um local onde os diálogos acontecem e que os alunos se sintam parte dele. Que sintam a escola como parte de suas vidas, que adquiram não somente o conhecimento científico, mas também o de viver em sociedade.

Em que ponto você espera chegar com esse trabalho – que novas possibilidades vc prevê para continuidade.
Espero que o comportamento da comunidade escolar se modifique no objetivo de tornar a escola um lugar agradável de estar, não somente porque reveem seus colegas, mas porque sabem que alí é resultado do que fazem enquanto estão nesse ambiente.

Duração – Quanto tempo você prevê que será necessário.
Para começar 1 ano, trabalhar com toda a comunidade leva tempo e será preciso mostrar aos meus pares a importância de trabalhar com harmonia em toda escola e não somente cada uma na sua sala de aula.

Quais serão as ações
Avaliação – Como você pretende verificar os resultados
Da mesma forma como é feito nas Assembleias escolares, os alunos usarão um cartaz em sua sala para indicar o que está bom, ruim e propor o que pode ser feito para melhorar.